terça-feira, abril 23, 2024
spot_img
HomeDestaqueAZULÃO pega a metralhadora e...bate recorde de público e animação

AZULÃO pega a metralhadora e…bate recorde de público e animação

O MAIOR E MAIS ANIMADO DE TODOS OS TEMPOS.

Realmente o Bloco Azulão foi um espetáculo nesta segunda-feira de carnaval em Ingá. Alguns “númerologistas” se debatem em números que vão de 6 a 10 mil pessoas. Preferimos não arriscar na quantidade, mas de uma coisa pode se ter certeza, que foi o maior e mais animado de todos os tempos. O Bloco tem sua música própria que foi puxada pelo paredão dos Coelhos, mas o que imperou nos demais foi a ensurdecedora metralhadora.

METRALHANDO A CRISE E OS PESSIMISTAS

Mesmo diante da crise, o povo parece que estava com vontade de demonstrar algo além da alegria própria de carnaval. Desde o início da tarde que a cidade foi tomada por paredões e galeras espalhadas pelos bairros e centro da cidade onde se ouvia invariavelmente o “rá trá trá trá” da metralhadora. No final da tarde milhares de foliões, crianças, adultos, senhoras e até idosos, desciam em direção ao Emboca transformando a rua em um rio azul de fluxo contínuo.

azulao 2

A partir das 4 horas da tarde os paredões se posicionaram na rua Manoel Correia de Farias, tendo como ponto de partida a entrada do bairro Jardim Farias até a Cruz do Emboca, onde estavam posicionados os caminhões com as caixas d’água .cheias de latinhas cervejas, 7 mil ao total que foram distribuídas gratuitamente e consumidas até a saída do bloco. Na Cruz do Emboca estava posicionado também um caminhão pipa para refrescar a galera.

OS QUE COMANDAM VÃO NO TRÁ, TRÁ, TRÁ….ACELEROU

azulao 3

O prefeito Manoel da Lenha e vice Mendonça chegaram por volta das cinco e meia da tarde e foram saldados pelos foliões. Percorreram toda extensão do Bloco já tomado de gente, em seguida, já a noite, se posicionaram na frente do bloco para receber os políticos e amigos convidados. Se juntaram a eles, o deputado estadual, Edmilson Soares, o ex-deputado Roberto Burity, o ex-prefeito Antônio Burity, Berinho, vereadores, secretários e correligionários.

AQUI TEM FREVO TAMBÉM

Essa comissão de frente composta pelos políticos e pela velha guarda, dispensaram a “metralhadora” e preferiram seguir a Banda de Frevo comandada pelo maestro Flávio, que puxou muita gente nesta parte do bloco, adeptos do carnaval mais tradicional. Revivendo os velhos tempos tempos do saudoso Maurino Rodrigues, e outros que animavam os carnavais.

azulao 4

A multidão puxada pela comissão de frente, era saudada por outra multidão que se imprensavam nas calçadas e esquinas das ruas para ver o bloco passar, como na entrada do Futebol, saída para Senzala, e na ponte central.

No percurso as galeras se dividiam em grupos maiores e outros menores que seguiam os mais de dez paredões de todos os tamanhos. Com destaque para o Paredão Peia (um dos maiores da Paraíba), Bruno de Glauco, Os Coelhos e Diego da Coxinha.

PERCURSO ESTICADO

Quebrando o protocolo, a comissão de frente esticou o percurso e ao invés de entrar na rua Francisco Granjeiro, seguiram pela Virgulino de Souza Campos, passando pelo Banco do Brasil e descendo a Venâncio Neiva, o que quebrou um pouco do volume da multidão, uma vez que muitas pessoas cortaram caminho pelas ruas em direção a praça, mas não comprometeu o brilho bloco, que chegou ao Pátio da Folia saudado por uma queima de fogos de artifício. Daí os paredões se posicionaram ao longo das praças do centro e tocaram sua “metralhadora” até a festa começar no palco da folia.

FOLIA E POLÍTICA

Todos os anos o Bloco Azulão puxa uma multidão pelas ruas de Ingá, sendo que, neste quinto ano, sem dúvida, foi o maior e melhor de todos. Por ser um ano eleitoral as pessoas começam a fazer conjecturas políticas. Bom, preferimos ficar apenas na análise do carnaval, mas que é um “termômetro” é.

Os oposicionistas reconhecem a grandiosidade da festa, mas ironizam afirmando que foi uma bela “despedida’. Os partidários da situação afirmam que o povão prefere Lenha que vai se reeleger de goleada. Por enquanto, deixemos a política de lado e fiquemos com o melhor carnaval dos últimos tempos: bom, barato e popular. Quanto a política partidária, deixa entrar agosto quando começa de fato a campanha. O povo decidirá.

Fiquemos com algumas imagens da alegria dos Azulão na concentração:

azluao 9

azulao 7

azulao 8

Inga Cidadao

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress