quinta-feira, março 28, 2024
spot_img
HomeDestaqueEM SEGUNDA VOTAÇÃO, CÂMARA DE INGÁ ELEGE NOVO PRESIDENTE

EM SEGUNDA VOTAÇÃO, CÂMARA DE INGÁ ELEGE NOVO PRESIDENTE

8 votos a favor e uma abstenção

Cumprindo determinação judicial liminarmente, foi dada continuidade a votação para escolha da mesa diretora para o biênio 2015/2016. A primeira votação realizada em 14 de novembro constatou-se um inédito empate em 5 a 5, e um voto em branco, entre as chapas encabeçadas pelo vereador Cassio Murilo, que concorria a reeleição e o vereador Antônio Barbosa Leal, mais conhecido como Dedé Lavandeira. Segundo o regimento interno da casa legislativa ingaense, em caso de empate deve ser realizada nova votação até o número máximo de três, tendo como último critério de desempate a maior votação conquistada pelo candidato na eleição municipal.

AUSÊNCIAS

Na sessão desta sexta-feira (19), foi registrada o comparecimento de ampla maioria dos vereadores, com exceção dos vereadores, Jailton do Sindicato (PSL) e o presidente Murilo (PSDC).

NOTIFICAÇÃO

Compareceu também ao auditório da secretaria de saúde, onde provisoriamente estão sendo realizadas as sessões, a Oficiala de Justiça Clarice Mendes Barbosa no sentido de dar cumprimento à notificação ao Presidente Murilo da determinação judicial, porém este não compareceu e não foi encontrado na cidade durante todo o dia. No entanto, sua ausência não impediu realização da sessão assumida pelo vice-presidente Gedeilson do Demcoratas.

EM PAUTA

A sessão iniciou com a apreciação e votação do Projeto de Lei que reajusta a tabela de pagamento da taxa de iluminação pública. O vereador Dimas Campos requereu prazo para analisar e melhor discutir o projeto, porem foi voto vencido em plenário e o projeto foi aprovado. Dimas alegou entre outros argumentos, que o projeto pode ser bom para a prefeitura para a prefeitura, mas não seria para a população ingaense que é carente. O vereador Zeca Morais (PTB) contestou a fala de Dimas alegando que a taxa de iluminação pública foi criada por gestões anteriores e que existe no país inteiro, sendo necessário para se fazer manutenção constante. Zeca ainda destacou que a população carente é totalmente isenta desta taxa e assim continuará, sendo que o pequeno aumento na taxa é escalonado de acordo com faixa de consumo. “Minha conta por exemplo vai aumentar em apenas 25 centavos” – Alegou o vereador Zeca. Segundo informações do setor de finanças da prefeitura atualmente a gestão municipal gasta em torno de 40 mil reais por mês e arrecada menos de 30 mil. Com o reajuste haverá um equilíbrio.

A ELEIÇÃO DA MESA EM PAUTA: NOVO EMBATE ENTRE DIMAS E ZECA

O vereador Zeca requereu à mesa que também entrasse em pauta a continuação do processo de eleição da mesa diretora, conforme decisão da justiça e rege o regimento interno. Mais uma vez o vereador Dimas protestou alegando a ausência do presidente e que ele teria que ser notificado pessoalmente, sendo voto vencido outra vez pelo plenário da casa. A mesa declarou reaberto o processo de votação e convocou nominalmente cada vereador para pegar a célula eleitoral contendo os nomes das duas chapas concorrentes e se dirigir a sala secreta de votação.

O presidente em exercício Gedeilson convocou duas pessoas da plateia para fiscalizar a apuração dos votos, que apresentou o resultado de 8 votos para Dedé e uma abstenção. Resultado este que consagrou a vitória do novo presidente da câmara municipal de Ingá. Antônio Barbosa Leal, Dedé Lavandeira, vereador do Partido Social Democrata (PSD), em seu segundo mandato como vereador.

DIMAS SE ABSTEVE

O vereador Dimas Campos em seu discurso revelou que a única abstenção registrada foi de sua responsabilidade e justificou por questão de coerência já que havia votado em Murilo na primeira votação e teria votado novamente caso ele tivesse comparecido. Dimas parabenizou Dedé pela vitória, porém lembrou que o processo eleitoral da mesa ainda será objeto de apreciação da justiça e na sua visão se cometeu outra irregularidade.

CUMPRIMENTOS PELA VITÓRIA

 Os vereadores Zeca e Marcelo também fizeram uso da palavra para cumprimentar Dedé. Ambos já haviam votado na mesma chapa anteriormente. Marcelo desejou uma boa gestão e pediu ao novo presidente eleito melhorias na câmara, o retorno dos trabalhos à sede, implantação da digitalização de documentos e diminuição do tempo de recesso do legislativo municipal. Zeca parabenizou o companheiro Dedé e desejou que a direção da câmara volte trabalhar atendendo a todos indistintamente. O vereador Zeca ainda falou que vinha sofrendo retaliações e perseguições por ter declarado seu voto a Dedé.

POSSE E DESDOBRAMENTOS POLÍTICOS

Pelo resultado apresentado, o prefeito Manoel da Lenha que antes havia se distanciado da disputa, uma vez que ambos candidatos são de sua base aliada, desta vez deve ter tomado partido pela chapa vencedora. O processo eleitoral da câmara foi desgastante para todos e evidentemente o vereador Murilo ficou insatisfeito, resta saber até que ponto e qual vai ser seu procedimento doravante. Se acata o resultado como normal da democracia ou se distanciará do grupo político do prefeito.

O novo presidente eleito por seus pares deverá tomar posse após a decisão do mérito da questão pela justiça.

Da redação Inga-Cidadao

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress