quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img
HomeDestaqueITATUBA: Secretaria de Saúde promove campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo

ITATUBA: Secretaria de Saúde promove campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo

Confira o calendário de vacinação

 Atenção mamães, papais e responsáveis! Começou a campanha para manter a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no Brasil. Crianças de seis meses até menores de cinco anos devem ser vacinadas contra a poliomielite. Já a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos. A campanha vai até o dia 28 de novembro.

A vacinação está sendo realizada nos postos fixos e volantes do Sistema Único de Saúde (SUS) espalhados por todo o município. Para as crianças acima de seis meses que estão com esquema vacinal atrasado, é recomendada às Coordenações de Imunização a disponibilização a vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável.

Poliomielite – Em março de 1989 foi notificado o último isolamento no Brasil do poliovírus selvagem, responsável pela paralisia infantil, no município de Souza, na Paraíba. Considera-se que há risco de introdução do poliovírus selvagem no país, dada a possibilidade de importação de casos provenientes de países endêmicos, dos que restabeleceram a transmissão, ou pela ocorrência de surtos devido à circulação do poliovírus derivado vacinal (PVDV) em áreas com baixas e heterogêneas coberturas com a vacina oral poliomielite.

Sarampo – O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. Os últimos casos de contágio de sarampo entre pessoas da mesma região no Brasil ocorreram em 2000 e, desde então, os casos registrados foram importados ou relacionados à importação. Em 2013 e 2014, foram registrados casos importados no país, com concentração em Pernambuco e Ceará. No mundo, em 2014, foram registrados 160 mil casos da doença e, com o fluxo de turismo e comércio entre os países, o risco de contaminação se eleva.

 

CRONOGRAMA DA CAMPANHA:

 

DIA 10, SEGUNDA-FEIRA – Sítios Juá, Jurema, Tabocas e Melancia;

DIA 11, TERÇA-FEIRA – Sítios Mulungú, Trapiá, Grossos, Jatí, Volta dos Tavares, Tamanduá e Cedro;

DIA 12, QUARTA-FEIRA – Sítios Logradouro, Água Fria, Volta Grande, Bolas e Jacaré;

DIA 13, QUINTA-FEIRA – Sítios Serra Velha e Oití;

DIA 14, SEXTA-FEIRA – Sítios Lagoa do Velho, Riachão, Jucá, Retiro e Cajá;

DIA 18, TERÇA-FEIRA – Sítios Serra Velha e Trapiá;

DIA 19, QUARTA-FEIRA – Sítios Jurema e Melancia;

DIA 20, QUINTA-FEIRA – Sítio Logradouro;

DIA 22, SÁBADO – DIA D, em todos os Postos de Saúde do Município;

DIA 24, SEGUNDA-FEIRA – Sítio Bolas;

DIA 25, TERÇA-FEIRA – Sítio Jacaré;

DIA 26, QUARTA-FEIRA – Sítios Juá e Tabocas;

DIA 27, QUINTA-FEIRA – Sítios Cajá e Jurema.

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress