25 de outubro de 2014
Giro de Notícias
MOSTEIRO: MUSEU MOSTRA 50 ANOS DE ITATUBA.

MOSTEIRO: MUSEU MOSTRA 50 ANOS DE ITATUBA.

Uma excelente opção de visitação para quem vai a Itatuba é conhecer o Mosteiro Mãe da Ternura e seus museus.

A simpática cidade de Itatuba em nosso interior paraibano tem como principais atrações turísticas de conhecimento popular, sem sombra dúvida, a bela Barragem de Acauã e as festas tradicionais da cidade como o Carnaval e o São Pedro. Porém, há outra excelente atração oferecida aos visitantes, que pouca gente conhece. Trata-se do Mosteiro Mãe da Ternura localizado a aproximadamente 1 km do núcleo urbano do município. Um lugar agradabilíssimo, tranqüilo, silencioso e cercado por uma paisagem agreste onde as árvores, os lagos, os montes, os pássaros, “falam” de Deus.  O Mosteiro foi sonhado e idealizado pelo Monsenhor Jaelson, natural de Itatuba,  e está edificado em terras da Fazenda Retiro, numa porção de doação feita pela família do Monsenhor, Dona Violeta e Sr. Zezito, seus pais.  O sonho de uma pequena Capela na fazenda transformou-se num Mosteiro exuberante e ao mesmo tempo de uma simplicidade encantadora.

Evidentemente, claro que o local não é indicado ao mesmo público que procura agitação como nos locais anteriormente citados. A visita ao Mosteiro Mãe da Ternura nos remete a um ambiente de contemplação e meditação. Um lugar para quem procura momentos de paz, de contato com Deus, com a natureza e com si próprio.

E neste contexto, o Mosteiro também nos oferece momentos de descontração e recordação ao visitar os espaços bem cuidados dos museus ali instalados: Ao lado da Igreja, no andar superior, há um museu que guarda e encontra-se disponível aos visitantes, relíquias da história de Itatuba. O outro, num espaço ainda maior, estão dispostos relíquias de oratórios antigos numa coleção de peças disponíveis apenas em dois lugares no Brasil. Itatuba e Ouro Preto em Minas Gerais, segundo informações da irmã Elvira, responsável pela administração do Mosteiro e dos Museus. Portanto, vale a pena uma visita em família ou sozinho, sendo que o interessado deverá contactar antes pelo telefone (83) 8859-5937 (no turno da tarde).

Os que fazem a ACIN, através do inga-cidadao, que já mostrou imagens da cidade e suas atrações no dia do aniversário da emancipação política, segue a homenagem ao cinqüentenário da história de Itatuba, na qual iremos mostrar numa série de três matérias, a nossa visita feita ao Mosteiro, a convite do Oficial de Justiça Valtemar e pelo advogado Dr. Leomário, dois apreciadores, defensores e apaixonados por suas raízes e cultura Itatubense.

Dividiremos em três etapas: Na primeira mostraremos logo abaixo, algumas fotos de momentos históricos de Itatuba, depois mostraremos objetos antigos e interessantes que fizeram parte da história da cidade e que estão dispostos à visitação na sala José Vital de Andrade, e por fim mostraremos o Museu do Oratório.

Inicialmente, vejam as fotos externas do Mosteiro Mãe da Ternura e momentos históricos de Itatuba

Igreja da Misericórdia

Mosteiro onde localiza-se o Museu e Igreja da Misericórdia ao fundo

Algumas fotos do acervo fotográfico da Sala José Vital de Andrade.

Acervo de documentos, recortes de jornais e fotos antigas

 

Gravuras antigas do centro de itatuba

Desfile de sete de setembro

Igreja do centro

Mercado público

Pintura do centro

Personalidades de itatuba e familiares do Monsenhor

Fatos históricos

Na próxima matéria iremos mostrar os objetos antigos e em seguida o Museu do Oratório.

 

 

Comente esta notícia usando Facebook, Yahoo, AOL ou Hotmail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>