sábado, abril 20, 2024
spot_img
HomeGeralGrafiteiro preso em Cuba é espancado. Danilo Maldonado, conhecido como "El Sexto",...

Grafiteiro preso em Cuba é espancado. Danilo Maldonado, conhecido como “El Sexto”, foi detido por comemorar morte de Fidel com grafite

Duas horas depois da morte de Fidel Castro, o grafiteiro Danilo Maldonado, pichou “se foi” na parede do hotel Habana Libre e foi detido. Na prisão, ao pedir um remédio para conter uma crise de asma, ele foi segurado pelos oficiais e espancado. Só o rosto não foi atingido.

Sua mãe, Maria Victoria Machado González, de 55 anos, o visitou no domingo à noite depois de receber uma ligação de um companheiro de cela do seu filho, avisando que ele estava no cárcere de Guanabacoa. Ela surpreendeu os policiais, que permitiram o encontro. Depois, Maria Victoria perguntou qual era o número da causa, para que pudesse chamar um advogado, mas não teve resposta. “Meu filho sempre se manifestou contra o Estado e eles não entendem isso”, diz ela na sua casa no bairro de Arroyo Arenas, em Havana. El Sexto está sendo acusado de dano à propriedade.

Maria Victoria, mãe de El Sexto, em Havana

Maria Victoria em sua casa de Arroyo Arenas com uma pintura do filho El Sexto chamada La Chiva. A palavra, que quer dizer A Cabra, é comum para designar os que delatam os vizinhos para oficiais comunistas (Duda Teixeira/VEJA.com)

Perto de sua casa, há vários grafites de El Sexto. Os que tinham conteúdo político foram apagados. Após sua última prisão, pessoas anônimas escreveram a frase “O cavalo já se foi. Agora falta a égua” em um ponto da parede onde El Sexto já tinha deixado uma mensagem.

Em Cuba, é comum escutar referências que colocam em xeque a virilidade do ditador Raúl Castro. Muitos o chamam de “La Loca” (a Louca, em espanhol).

Grafite de El Sexto em muro de Havana

Grafite de El Sexto em muro de Arroyo Arenas, em Havana

Historiadora e filósofa, com mestrado em Ciência da Educação, Maria Victoria perdeu seu emprego estatal depois que El Sexto começou com seus grafites pela cidade. O lugar onde ela dava aulas de informática para militares, com um salário equivalente a 27 dólares, foi fechado.

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress