sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img
HomeDestaque"Obras do Açude de Chã dos Pereiras seguem a todo vapor" -...

“Obras do Açude de Chã dos Pereiras seguem a todo vapor” – Informa Robério Burity

O vice-prefeito de Ingá Robério Burity, popularmente conhecido como Berinho, que acumula também a função de Secretário Municipal de Agricultura, tem vistoriado constantemente a execução das obras de recuperação da barragem de Chã dos Pereiras, que outrora era a fonte de fornecimento d’água tratada pela Cagepa ao município de Ingá, sendo que atualmente, até antes de secar, fornecia para os distritos de Pontina e Chã dos Pereiras, comunidade de Cutias e recentemente ampliada para a Rua da Palha, além da cidade de Riachão do Bacamarte. A obra de restauração da barragem é realizada pelo Governo do Estado da Paraíba. 

Sempre que visita a obra, Berinho faz fotos e vídeos e se mostra otimista não só pela conclusão da obra, mas também pelo fato de que o açude recebeu uma boa quantidade de água nas últimas chuvas caídas na região, tendo inclusive solicitado por ofício à direção da Cagepa o retorno do abastecimento de Riachão e os distritos e comunidades de Ingá. 

Segundo Robério, a parte mais demorada da obra e mais importante tem sido a completa restauração da área do sangradouro que antes havia vazamento por baixo do talude, fazendo com que a água não ficasse represada e fosse toda embora. Agora esse problema está sendo resolvido efetivamente, uma vez que foi cavado e limpo nas laterais e bem no pé do balde do sangradouro, onde está sendo construída uma base em concreto, passado uma manta impermeabilizante e reforçado a parte vertical, de forma que, quando a água acumular até o nível do sangradouro só irá passar por cima, possibilitando permanecer a represa cheia.

Robério ainda informou que também está sendo tomado providencias na recuperação das adutoras ao longo dos trechos da encanação, mais precisamente nos terrenos de Maurício e Genário, bem como a recuperação dos filtros para que seja liberado o abastecimento, que caso não haja nenhum imprevisto, ocorra no prazo de 40 dias, com investimento de cerca de sessenta mil reais nesta ação. 

Por fim, Robério informou que há pretensões de investir na recuperação das caixas d’água de Pontina e Chã dos Pereiras. 

Ingá Cidadão 

 

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress