quinta-feira, abril 18, 2024
spot_img
HomePoliticaPT vai aderir ao distrital misto, sistema eleitoral defendido pelo PSDB

PT vai aderir ao distrital misto, sistema eleitoral defendido pelo PSDB

No ano passado, cúpula petista havia orientado bancada no Congresso a apoiar o voto em lista fechada

A direção do PT decidiu: o partido vai aderir ao voto distrital misto, sistema eleitoral defendido oficialmente pelo PSDB. No ano passado, a cúpula petista orientou a sua bancada no Congresso a apoiar o voto em lista fechada para deputados estaduais e federais.

A lista fechada é o sistema em que o eleitor vota numa lista pré-ordenada dos candidatos do partido, em vez de escolher um candidato, como acontece hoje. Só que o PT não conseguiu apoio para esse modelo. Uma pesquisa feita no Congresso mostra que a lista fechada tem 68% de rejeição dos parlamentares. Agora, o plano alternativo do PT é fazer campanha pelo distrital misto, que preserva, em parte, a lista fechada inicialmente defendida pelos petistas.

No distrital misto, metade das vagas para deputados de um estado é escolhida pela lista fechada. A outra metade é eleita a partir do voto majoritário por distrito. Exemplo: o estado de São Paulo tem direito a 70 deputados federais. Com esse modelo, o estado será dividido em 35 distritos – todos com números de habitantes bem próximos.

Cada distrito será um conjunto de cidades em que o eleitor terá direito a dois votos para deputado. Num, ele escolherá a lista fechada oferecida por uma legenda. No outro, ele votará num candidato indicado por um partido – e cada sigla só poderá lançar um nome, como na eleição para prefeito. A lista fechada com mais votos e o candidato com mais votos serão os eleitos. Dessa maneira, cada um dos 35 distritos de São Paulo elegerá dois deputados, o que contemplará o total de 70 cadeiras que o estado tem direito na Câmara.

Aos poucos, esse sistema, que é adotado na Alemanha, ganha adesão no Congresso. PSDB, DEM e PPS, que juntos contam 86 deputados, defendem o distrital misto. Eles se preparam para fechar acordo com o PT, que tem mais 64 deputados. No total, esses quatro partidos somam 150 deputados. Já o PMDB quer instalar o voto distrital puro, chamado de distritão, em que cada estado elegerá os mais votados. O relator da reforma política na Câmara, o peemedebista Marcelo Castro (PI), tenta convencer o líderes do seu partido a trocarem o distritão pelo distrital misto, que é de sua preferência.

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress