sexta-feira, março 29, 2024
spot_img
HomeConcursos & EmpregosConcurso dos bombeiros no Distrito Federal exige teste de virgindade ou Papanicolau...

Concurso dos bombeiros no Distrito Federal exige teste de virgindade ou Papanicolau de candidatas

Candidatas a uma vaga no Corpo de Bombeiros do Distrito Federal têm de cumprir uma exigência peculiar para poder concorrer: apresentar laudo do Papanicolau (exame ginecológico realizado como prevenção ao câncer do colo de útero e ao HPV) ou comprovar que não tiveram o hímen rompido — ou seja, ainda são “virgens”. Não há exigências semelhantes para os candidatos do sexo masculino.

Em nota publicada em seu site, a corporação disse não ver discriminação no pedido, cujo objetivo seria aferir “a condição física e laboral dos candidatos”. A comissão do concurso informou ainda que não necessariamente uma alteração no exame vai excluir uma candidata e que os dados serão mantidos em sigilo.

“Entendemos que a exigência do exame complementar citado não viola o sigilo das candidatas, tampouco desrespeita o direito à intimidade, à honra e à imagem. Pelo contrário, retrata o cuidado e o zelo que a corporação possui com os futuros militares, tudo em conformidade com a lei, a jurisprudência, e com orientações e determinações dos órgãos de controle do CBMDF [Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal]”, diz o texto.

A banca acha que não há necessidade de exames semelhantes para homens. “Sobre o exame de próstata, informamos que se trata de um exame preventivo indicado pelo médico aos homens a partir dos 40 anos de idade, sendo esta idade superior ao limite exigido para ingresso nos quadros da corporação”, disse a corporação. Não são pedidos exames para doenças sexualmente transmissíveis.

O concurso oferece 779 vagas, com salários entre R$ 5,1 mil e R$ 11,6 mil. As inscrições abriram em 18 de julho e seguem até 18 de agosto. A prova está prevista para 9 de outubro.

Fonte: Zero Hora

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress