Home Destaque PACIFICAÇÃO: Familiares separados pela política se reconciliam em Itatuba

PACIFICAÇÃO: Familiares separados pela política se reconciliam em Itatuba

0

GUERRA E PAZ

A sempre agitada política do município de Itatuba envolvendo grupos e partidos rivais, passa por um inédito momento de paz entre os seus principais líderes, pertencentes às famílias Andrade e Martins, representados pelo ex-prefeito Dr. Renato e sua esposa Dra. Cristina,  e por outro lado, o atual prefeito Aron René e a matriarca da família, Dona Marize.

RECOCILIAÇÃO

O momento que marcou a reaproximação e reconciliação foi registrado durante o velório do Sr. Edvaldo Bezerra ocorrido na câmara municipal de vereadores em janeiro passado.

Conduzido pelo amigo em comum, Fernando Manoel, presidente da Câmara, Dr. Renato cumprimentou Antônio Sérgio e se dirigiu a Dona Marize, sua prima carnal e madrinha, a quem pediu sua bênção, tendo sido correspondido. Conversaram por alguns minutos, momento em que reconheceram erros do passado e se perdoaram, pondo fim a uma intriga proveniente das disputas políticas que durou cerca de 20 anos.

POSTURA DE ESPÍRITO DESARMADO

Aron ReneA inovadora postura, para os padrões locais, do prefeito Aron René a frente da gestão municipal facilitou este diálogo e reconciliação. Desde que assumiu a prefeitura, Aron nunca tomou atitudes de retaliação contra o ex-prefeito como era comum na política itatubense.

Houve ocasião nos primeiros anos da atual gestão em que Dr. Renato, adversário político, mas ao mesmo tempo padrinho do prefeito Aron, precisou de ter acesso a documentos constantes nos arquivos da prefeitura, no que foi prontamente atendido sendo franqueado o livre acesso às dependências dos arquivos, no que Dr. Renato compareceu pessoalmente e sua equipe. Em outros tempos, a retaliação era a atitude mais comum e até incentivada de ambos os lados, que contaminava os sentimentos de enfrentamento de líderes e liderados.

Outros fatos inéditos que retratam esta mudança de postura e que marcam a nova política administrativa de Itatuba: o reconhecimento espontâneo por parte da gestão do prefeito das dívidas salariais deixadas pela gestão anterior, quais sejam, salários do funcionalismo referentes aos meses de novembro, dezembro e 13%, que foram devidamente quitados. Até então em Itatuba era comum não pagar dívidas da gestão anterior, tendo que os servidores que acionar a justiça e receber anos depois. A atual gestão manteve o modelo de comemoração do carnaval em Acuã, inclusive com o nome “Carnaval das Águas”, sendo aprimorado em sua organização. Ou seja, o que havia de positivo foi mantido, e o que havia considerado errado corrigido, postura essa que não é muito comum entre os políticos brasileiros.

COMPOSIÇÃO PARA AS ELEIÇÕES 2016

Não há nenhum anúncio público oficial de uma possível composição entre as duas correntes políticas representadas pelo PSB e PSDB e também o DEM de Itatuba, porém o caminho do diálogo está aberto. Comenta-se na cidade que o PSDB não apresentaria candidatura própria e teria liberado seus membros a votar pela reeleição do prefeito Aron. Mas, tudo ainda está no campo das especulações.

NOVA SEPARAÇÃO FAMILIAR

Foto: Blog do Vava da Luz

Nestes últimos 20 anos verificou-se no município de Itatuba uma aguerrida disputa e revezamento do poder entre Dr. Renato e Zé Ronaldo. Atualmente uma nova divisão familiar proveniente da política já ocorreu. O rompimento e lançamento da pré-candidatura de Zé Ronaldo Filho, Roninho, pelo PMDB, colocará os irmãos Aron e Zé Ronaldo em lados opostos. Portanto o ciclo de enfrentamentos entre familiares recomeça com novos personagens, desta vez em grau de parentesco até maior. Tudo caminha para uma disputa entre tio e sobrinho.

Inga Cidadao

Comente usando o Facebook

plugins premium WordPress
Sair da versão mobile