Home Geral Número de motoristas flagrados alcoolizados diminui na Paraíba

Número de motoristas flagrados alcoolizados diminui na Paraíba

0

Em número absolutos, a queda aparece nos meses de março e abril.

O número de motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool no trânsito da Paraíba tem diminuído.

Segundo informações do Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), nos primeiros quatro meses do ano, 4,9% dos testes de bafômetros realizados comprovaram a ingestão de álcool pelo motorista, que foram autuados. Em número absolutos, a queda aparece nos meses de março e abril.

Ainda de acordo com o Detram, em janeiro de 2018, dos 2,4 mil testes realizados, 73 condutores foram autuados. O número, no entanto, sofre um aumento de 46% em relação ao mês de fevereiro, que registra 107 motoristas autuados na Operação Lei Seca.

É no mês de março que a queda começa a ser registrada, ainda timidamente. O número cai para 96 e, em abril, chega a 65 autuações por ingestão de álcool ao volante.

O coordenador da Operação Lei Seca, capitão Castro, destaca que a leitura dos dados é relativa. De fato, há uma queda nos números absolutos.

“Pra gente é um número positivo, o número de pessoas flagradas dirigindo com bebida alcóolica. A gente quer acreditar que a maioria está consciente que é necessário cumprir o código de trânsito”, destacou.

No entanto, em números absolutos, ainda é necessário se preocupar, já que existe uma média de 85 motoristas autuados por mês. “Isso nos preocupa ainda, porque em números absolutos, a cada blitz que a gente faz, em média 100 motoristas são flagrados sob o efeito de álcool”, pontuou.

Além disso, em 2018, nos quatros primeiros meses, apenas quatro motoristas foram conduzidos para delegacia, e 278 habilitações apreendidas. Segundo Castro, é importante destacar que os agentes não são orientados a fazer o maior número de notificações, apreensão de veículos ou recolhimento de habilitações. “O objetivo é fazer a fiscalização no sentido de que o condutor esteja realmente cumprindo a lei de trânsito”, frisou.

ClickPB

Comente usando o Facebook

plugins premium WordPress
Sair da versão mobile