Home Ingá e Região 18 de Maio dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração...

18 de Maio dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

0

ESQUECER É PERMITIR, LEMBRAR É COMBATER.

18 de Maio dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Em 17 de maio de 2000, por meio da lei nº 9.970, foi instituído o dia 18 de maio, como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, importante conquista da sociedade no que tange a luta por Direitos Humanos de crianças e adolescentes, que só após o ECA, passaram a gozar de proteção especial, sendo considerado sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

A data foi escolhida em memória a Araceli, criança de 8 anos de idade, que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória- ES.  Araceli tornou-se símbolo do combate a violência contra crianças e adolescente em nosso país, prática que lamentavelmente ainda é recorrente no Brasil, por isso se faz importante a mobilização de todos os setores da sociedade a fim de garantir que crianças e adolescentes sejam protegidas, livres de qualquer forma de violação.

A violência sexual pode ocorrer de duas formas: pelo abuso sexual ou pela exploração sexual. 

O abuso sexual:  é a utilização da sexualidade de uma criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual. O abuso sexual é geralmente praticado por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do seu convívio.  Essa violência pode se manifestar dentro do ambiente doméstico ou fora dele.  

Já a exploração sexual é a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca. A exploração sexual acontece de quatro formas: exploração sexual no contexto da prostituição, pornografia infantil, tráfico para fins de exploração sexual e turismo com motivação sexual.

É importante que estejamos vigilantes, pois em muitos casos os agressores são pessoas do nosso convívio e que não conseguimos enchergar perigo, a prevenção sempre será a melhor estratégia para o enfrentamento da violência sexual, contra crianças e adolescentes, oriente seus filhos, falem sobre o assunto, proteja, e a qualquer sinal de violação, denuncie.

Canais de Denuncia: 

Conselho Tutelar de sua cidade

Delegacia de polícia civil

Disk 100

Disk 123

Comente usando o Facebook

plugins premium WordPress
Sair da versão mobile