Home Ingá e Região INGÁ: Ação Social homenageia conselheiros tutelares pela passagem de seu dia

INGÁ: Ação Social homenageia conselheiros tutelares pela passagem de seu dia

0

A Secretaria de Ação Social representada nas pessoas de Dra. Cristiane Ramos e Edneide Nascimento,  secretária e adjunta, ofereceu um almoço comemorativo aos conselheiros tutelares de Ingá, pela passagem do Dia Nacional dos Conselheiros Tutelares que tem a data de 18 de novembro.

A justa homenagem aos bravos conselheiros ingaenses foi realizada no Restaurante do Gôga e contou com as presenças de Daniel, Francisca, Ionadja, Rony e Gerônimo, além da secretária, Dra. Cristiane e Neide.

CONSELHO TUTELAR 

No Brasil, há cerca de 30 mil profissionais trabalhando na defesa da criança e do adolescente.

Cerca de 30 mil conselheiros tutelares existentes no País são homenageados nesta sexta-feira (18), Dia do Conselheiro Tutelar.

Os profissionais defendem os direitos das crianças e dos adolescentes, atuando em denúncias de maus-tratos, violência sexual, trabalho infantil, entre outras violações de direitos. Além disso, eles fiscalizam e aplicam as políticas públicas direcionadas à população infanto-juvenil.

“O conselheiro tutelar representa o olhar atento e protetivo de cada comunidade, atuando nos espaços de convivência das crianças e adolescentes por todo Brasil. São eles que, lá na ponta, defendem e protegem nossos meninos e meninas de verdade. Nossa mais profunda gratidão a cada conselheiro tutelar de todo o território nacional. Sigamos juntos!”, declarou a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Claudia Vidigal.

O Brasil é pioneiro na consolidação de legislação sobre direitos da criança e do adolescente. Dentre os avanços que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proporcionou, um dos principais foi a criação dos Conselhos Tutelares.

Formação e melhorias

A Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Justiça e Cidadania investe na formação continuada dos conselheiros, na entrega de um conjunto de equipamentos para os conselhos e na construção de unidades com novos padrões arquitetônicos, o chamado Conselho Tutelar Modelo.

O projeto modelo, além de ser um ambiente seguro e adequado, é uma nova maneira de assegurar o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente ao melhorar os serviços oferecidos nas áreas de saúde, educação, cultura e esportes. O objetivo da arquitetura é garantir um espaço seguro, acessível, confortável e adequado ao atendimento de crianças, adolescentes e seus familiares.

“Nós apoiamos e investimos na estruturação dos conselhos tutelares e na formação contínua de conselheiros tutelares, para que desempenhem seus papéis, com cada dia mais consciência, conhecimento e responsabilidade”, disse Claudia Vidigal.

Criados pelo ECA, os conselhos estão presentes em 99,89% dos municípios brasileiros. Desde 2012, o governo federal equipou 2.771 unidades com a distribuição de um veículo, cinco computadores, uma impressora multifuncional, um bebedouro e um refrigerador.

São estruturas fundamentais para a tarefa de zelar pelo cumprimento dos direitos, operando no enfrentamento à negligência, à violência física, à violência psicológica, à exploração sexual e a outras formas de violações que infelizmente vitimam nossas meninas e meninos.

Fonte: Ministério da Justiça e Cidadania (MJC) e Secretaria Especial de Direitos Humanos

Comente usando o Facebook

plugins premium WordPress
Sair da versão mobile