Home Ingá e Região Parlamento Jovem propõe audiência pública para discutir retorno às aulas presenciais em...

Parlamento Jovem propõe audiência pública para discutir retorno às aulas presenciais em Itatuba

0

Propositura do jovem parlamentar Osvaldo Filho prevê convite para que Secretaria de Educação esclareça protocolos para retorno seguro.

Com apoio unânime dos integrantes, o Parlamento Jovem de Itatuba aprovou requerimento na última sexta-feira (22) para que a Secretaria de Educação apresente o plano estratégico de retomada das aulas presenciais, mesmo em formato híbrido. A propositura foi do 1º Secretário do Parlamento, Osvaldo Filho.

“Não basta apenas divulgar um banner eletrônico nas redes sociais informando a data de retorno, apontando para esta segunda-feira (25). É necessário que haja detalhamento, que haja transparência para toda a população acerca dos protocolos estudados para o retorno seguro dos alunos, que já passaram mais de um ano e meio longe do modelo tradicional de ensino. O retorno seguro não diz respeito apenas aos alunos e aos pais, mas, sim, para toda a cidade, pois move uma série de segmentos e envolve toda a segurança sanitária do município”, disse o jovem parlamentar.

Quantitativo simultâneo de alunos em sala de aula, rotatividade entre as aulas presenciais e remotas e adesão dos pais à liberação dos filhos para o retorno em formato híbrido são alguns dos pontos que devem ser esclarecidos, de acordo com a proposta aprovada.

“Não sabemos se todos os pais estão de acordo com o retorno neste momento, se têm conhecimento das medidas adotadas pela gestão municipal. Se há pais que não estão de acordo, qual o motivo? Para além de uma questão de educação, que, por si só, já bastaria para o envolvimento do Poder Legislativo e necessitaria de transparência à comunidade, é uma questão de saúde pública. Parlamentares jovens e os vereadores titulares devem receber a secretária de educação ou representante para apresentação desses esclarecimentos”, assegura Osvaldo Filho.

Além das medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus, Osvaldo Filho defendeu também que a Secretaria de Educação explique o procedimento de retomada para as escolas da zona rural que estão em processo de reforma predial, tendo em vista que não ocorram mais perdas para esses alunos e atrasos em comparação aos estudantes da zona urbana.

O presidente do Poder Legislativo, Aécio Cavalcante (MDB), ratificou a importância da matéria aprovada pelo Parlamento Jovem e, como de praxe, garantiu que apresentará o tema para apreciação do plenário da Casa, de antemão, apoiando a realização da audiência.

“Mais que um retorno, é necessário um retorno seguro, aos alunos, que muitos ainda não fazem parte do público imunizado contra a COVID-19, aos professores, a todo o corpo de apoio e também para toda a cidade. Mais que buscar reparar o déficit educacional trazido pela pandemia, é necessário haver zelo pela saúde pública de toda Itatuba,” disse Aécio.

Por Sinaldo Luna

Comente usando o Facebook

plugins premium WordPress
Sair da versão mobile