Home Ingá e Região Prefeitura de Itatuba ainda aguarda aprovação da Câmara Municipal para cumprir TAC...

Prefeitura de Itatuba ainda aguarda aprovação da Câmara Municipal para cumprir TAC firmado no MP que criou o Consórcio da UPA de Ingá. População pode ser prejudicada no atendimento na saúde emergencial

0

No final do mês de setembro de 2021, por iniciativa da promotora Dra. Claudia Cabral Cavalcante, foi realizada uma reunião no Ministério Público de Ingá envolvendo os prefeitos, procuradores e secretários de saúde dos municípios da região que são atendidos na UPA de Ingá, tendo como pauta garantir a sobrevivência desta Unidade de Pronto Atendimento com a regularização do consórcio intermunicipal, através dos termos de convênio autorizadores dos repasses financeiros dos municípios usuários desse sistema de saúde, ao município sede.

Na ocasião, diante das explanações do ex-secretário Jammes Araújo e atual secretária Virgínia Leite, ficou evidente que a UPA de Ingá é altamente deficitária do ponto de vista financeiro, sendo impossível um município do porte de Ingá mantê-la sozinho, ficando depende sempre de indicação de emendas parlamentares. Os prefeitos e procuradores também argumentaram sobre a situação de cada um e reconheceram a necessidade de repactuar e regularizar o consórcio intermunicipal para que as populações dos seis municípios usuários do sistema continuem recebendo um serviço de saúde de urgência e emergência de qualidade. 

O prefeito Josmar firmou compromisso com o Ministério Público e os demais prefeitos da região para ajudar no custeio da UPA, porém é necessária uma nova lei que regulamente o Fundo Municipal de Saúde, que já foi enviada para a Câmara Municipal, no entanto, segundo informações da gestão municipal, de forma injustificada a Câmara vem procrastinando a votação e aprovação da Lei.

A não aprovação pode prejudicar a população de Itatuba nos atendimentos de urgências e emergências que salvam  vidas.

Comente usando o Facebook

plugins premium WordPress
Sair da versão mobile