Home Destaque Início das obras de transposição em Monteiro reúne autoridades da PB

Início das obras de transposição em Monteiro reúne autoridades da PB

0

Diversas autoridades participaram no começo da tarde desta segunda-feira (26) de mais uma visita da Comissão Externa de Acompanhamento dos Programas de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco ao canteiro de obras no Eixo Leste, na cidade de Monteiro, no Cariri paraibano. A assinatura da ordem de serviço para o início das obras foi prestigiada pelo senador Vital do Rêgo (PMDB), pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, pelos senadores Cícero Lucena e Cássio Cunha Lima, o ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro, o governador Ricardo Coutinho, além de outras autoridades.

Em seu discurso, Vital do Rêgo destacou a importância da Transposição do Rio São Francisco para o Nordeste, particularmente,  para a Paraíba.  Ele lembrou que a transposição vai mudar a face rural do Nordeste e quando estiver pronta vai beneficiar 12 milhões de nordestinos distribuídos em quase 400 municípios dos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará. Para ele a transposição será a obra do século em recursos hídricos e redenção do Nordeste.

Na condição de presidente da Comissão Externa de Acompanhamento da obra, Vital disse que tem procurado dar sua contribuição para que o sonho vire realidade. A obra segundo ele, sofreu alguns percalços  mas agora foi retomada para valer graças a determinação do governo na pessoa do Ministro Fernando Bezerra. Ainda em sua fala, Vital do Rêgo lembrou que o trecho da transposição que passa por Monteiro terá papel importante para todo o conjunto da obra do “Velho Chico”.

O deputado estadual Francisco Quintans (PSDB) lembrou que em abril deste ano, Vital levou o Ministro da Integração e demais membros da Comissão a cidade de Monteiro, onde foram identificados alguns problemas que obstaculavam a execução dos serviços. Menos de 4 meses depois, toda a burocracia foi destrava e a obra retomada a todo o vapor.

O senador acredita que até o final de 2014, as obras referentes ao último lote do projeto, será inaugurada beneficiando milhares de paraibanos. No total  o eixo Leste da Paraíba com terá 100 KM de água. “Todos os lotes estão funcionando. Só restava este, cujas obras foram retomadas” declarou o senador. Ele reafirmou  que em 2015 todos os lotes estarão concluídos, garantindo 200 km de água para o Estado.

Obra – A Paraíba é o Estado que terá o maior número de reservatórios contemplados com as melhorias na infraestrtura hídrica. Ao todo, serão recuperados cinco açudes no Eixo Leste e 16 no Eixo Norte do Projeto São Francisco.

Esta foi a terceira visita da comissão ao canteiro de obras da transposição do Rio São Francisco. A primeira visita da comissão ocorreu nos dias 7 e 8 de março, no eixo norte da obra. A segunda visita ocorreu no dia 19 de abril deste ano eixo leste da obra, nas cidades de Floresta e Sertânia, em Pernambuco, e Monteiro, na Paraíba. Hoje os senadores, ministros e demais autoridades voltaram a cidade de Monteiro.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco faz parte do Programade Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Com conclusão prevista para 2015, o empreendimento vai garantir a segurança hídrica de mais de 390 municípios, localizados nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

ParlamentoPb

 

Comente usando o Facebook

plugins premium WordPress
Sair da versão mobile