Home Politica Presidente Dilma prepara divulgação de ministros para amenizar impacto da Lava Jato

Presidente Dilma prepara divulgação de ministros para amenizar impacto da Lava Jato

0

Em reunião que durou mais de dez horas, ontem, no Palácio da Alvorada, a presidente Dilma Rousseff discutiu ontem com auxiliares medidas para desviar o foco da crise da Petrobrás, acelerando mudanças nos ministérios para o segundo mandato. Preocupada com o impacto das investigações da Operação Lava Jato, Dilma montou uma força-tarefa para preparar uma agenda “positiva”.

A presidente chamou para uma conversa reservada os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o governador da Bahia, Jaques Wagner.

Considerado um curinga na nova equipe, o governador da Bahia terá papel de destaque na Esplanada. O nome dele é citado para ocupar os Ministérios de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, do Planejamento ou da Justiça. Dilma vai começar a anunciar os novos ministros a conta-gotas, nos próximos dias. A primeira escolha será a do titular da Fazenda, que substituirá Guido Mantega.

Embora assessores tenham dito à presidente que esse fato, por si só, pode ajudar o governo a tirar os holofotes da crise, a avaliação feita ontem, no Alvorada, é que o efeito “equipe nova” não será suficiente para abafar o escândalo. Nomes.

Para quitar a fatura pelo apoio eleitoral do PROS à sua candidatura de reeleição, Dilma quer indicar o governador do Ceará, Cid Gomes, para a pasta da Educação. E, como cota pessoal, estuda dar a pasta da Defesa ao secretário executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas.

Estas seriam uma forma de diluir o impacto dos vazamentos de denúncias de corrupção e propina na Petrobrás, imprimindo no noticiário diário um assunto menos prejudicial ao governo, de acordo com interlocutores da presidente.

Estadão

 

 

 

 

 

Comente usando o Facebook

plugins premium WordPress
Sair da versão mobile