domingo, maio 5, 2024
spot_img
HomeEducaçãoG1 visita a escola paraibana com melhor resultado no Ideb

G1 visita a escola paraibana com melhor resultado no Ideb

Depois que o Ministério da Educação (MEC) divulgou os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011 de cada estado, o G1 visitou a escola paraibana que teve o melhor rendimento.O Instituto Dom Adauto, localizado em João Pessoa, apresentou um índice de 5,3 para o 9º ano do ensino fundamental. A meta do MEC para a escola em 2011 era de 4,9.

A escola teve bons crescimentos no Ideb. Na edição de 2005, o índice foi de 2005. Em 2007 e 2009 o resultado parou em 4,8, mas a escola teve novamente um crescimento neste ano. O coordenador pedagógico do Instituto, Arnaud Neto, disse que se surpreendeu com o resultado. “Apesar do grande esforço dos professores e da direção, eu pensei que o índice fosse permancer, pela realidade social dos alunos e a falta de apoio da família”, confessou. “A gente fica extremamente feliz ao ver que o trabalho realizado deu certo”.

O Instituto Dom Adauto é uma escola mista, que é particular no ensino infantil e no fundamental até o 5º ano e pública do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Segundo Arnaud, os alunos que estudavam na escola desde cedo têm prioridade para passar para o 6º ano, mas os de fora tem que passar por uma concorrida seleção para ingressar na instituição.

“Cerca de 80% dos alunos continuam e entram na parte pública sem seleção, mas temos uma fila de espera muito grande. Para o 6º ano, por exemplo, temos mais de 200 aunos disputando cerca de 25 vagas”, explicou o coordenador, que é ex-aluno do colégio e hoje ensina Artes para os alunos dos últimos anos do ensino fundamental.

Débora Laurentino, de 14 anos, que é estudante do 9º ano, principal série a ser avaliada no Ideb, disse que é um privilégio estudar no Dom Adauto. “Tem que se esforçar muito para entrar. Tenho um orgulho muito grande de carregar o símbolo da escola no peito”, comentou a garota que tem como preferidas as aulas de português e sonha em fazer vestibular para Psicologia na universidade federal. “Tenho capacidade para passar”, garantiu.

Além do ensino comum, a escola dispõe de escolinhas de ballet, judô e futsal. No local, também há um laboratório de Informática, que está passando por reforma, e um refeitório que fornece merenda a todos os estudantes. “Não temos cantina porque temos merenda para todos”, informou Arnaud acrescentando que todo o cardápio é preparado por uma nutricionista do Estado.

Na escola, são cerca de mil alunos. Estudando na rede estadual, são aproximadamente 600 divididos em 12 turmas. Ao todo, são três no 9º ano, cada uma com 45 alunos.

Tanto os alunos da parte particular quando os da parte pública tem acesso a todos os benefícios da escola. Para as escolinhas, o Instituto dispõe de um sistema de bolsas, no qual as necessidades dos estudantes são analisadas para que possa ser dada uma isenção de pagamento.

A escola nasceu dentro da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, em 1951, apenas como uma sala para alfabetizar pessoas. Desde então, o Instituto Dom Adauto criou uma tradição na cidade. O ensino religioso, para o coordenador pedagógico, é um dos pontos que ajudam a tornar a escola uma referência. “Trabalhamos muito com espiritualidade, convivência, e isso ajuda. Mas os alunos que não quiserem, por terem outras crenças, também não são obrigados a participar. Se for em horário de aula, podem fazer outras atividades”, contou Arnaud.

Na escola, ainda há um memorial em homenagem ao monsenhor José Trigueiro do Vale, que foi cofundador do instituto e morreu em maio deste ano. O local abriga fotos antigas da escola, fotos e um busto do monsenhor e ainda outras informações sobre ele.

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress