terça-feira, novembro 26, 2024
spot_img

MEN$ALÃO

O mensalão seria (ou era ou é, não sei), um agrado dado aos deputados federais para aprovarem indiscriminadamente, todos os projetos do governo do PT. Denunciado pelo também mensaleiro Roberto Jefferson, teve enorme repercussão nacional, mas, pouca influência no conceito popular sobre o governo; esperava-se uma crise política sem precedentes, com o impeachment do presidente Lula e o fim do Partido dos Trabalhadores, a exemplo do que aconteceu com Fernando Collor e o seu PRN. A diferença é que, no caso de Collor, usaram o tráfico de influência comandado por PC Farias como pretexto pra afastar e cassar o presidente, mais por descontentamento com sua forma de administrar, do que, por uma questão de ética. E, convenhamos que dois anos de mandato para um governo que já assumiu confiscando o dinheiro de todo mundo, foi até tempo demais. E a coisa piorou pro lado de Collor, quando percebeu-se que todo aquele sacrifício não tinha servido pra nada e o povo então, usado como massa de manobra (como sempre), embarcou nos discursos de quem se sentia prejudicado, talvez, exatamente por não estar recebendo um mensalão e assim, Collor despencou. Assim como Lula com Zé Dirceu, no caso de Collor também nunca houve comprovação do seu envolvimento com os esquemas de PC, mas Lula estava bem na fita quando estourou o escândalo e por isso, continuou firme e forte, mantendo-se no governo e elegendo sua sucessora. E agora, com o julgamento do mensalão e o partido exposto em tempo real, bem no período de campanha política (e$tranha coincidência), o PT foi o partido que mais elegeu no Brasil, demonstrando que seus candidatos não sofreram o desgaste “planejado”. Que leitura podemos fazer desse fato? O povo brasileiro não está nem aí pra corrupção? Talvez, antes de tudo e mais do que as improbidades, o povo valorize o que considera uma boa administração, coisa que o Brasil não via há muitas décadas e também, porque sabe que os agrados acontecem em todos os níveis de governo e, sendo assim, melhor manter aqueles que agradam suas bases, sem desagradar tanto ao povo (do tipo rouba, mas faz).

Acho que, só o fato de estar havendo um julgamento com algumas condenações, já podemos comemorar como grande avanço. Esse deverá ser simbólico, mas abre precedente pra outros que terminem com as punições esperadas e merecidas. O próprio governo do PT já propôs que a corrupção seja transformada e tratada como o crime hediondo que é, com punições mais duras aos seus adeptos, como acontece nos países do primeiro mundo e, como estamos caminhando pra atingirmos os níveis sociais e de conscientização dos países desenvolvidos, dá pra acreditarmos que algum dia chegaremos ao nível de cidadania que nos permitirá viver em um país com uma política não mais tão imunda.

Quando o povo descobrir que isso é bom e quiser, vai acontecer. Eu não deverei viver pra ver, mas morrerei satisfeito sabendo que haverá cada vez menos espaço pra usurpação por parte dos parasitas do trabalho alheio. Pena de morte pra eles seria pouco, porque eles indiretamente empobrecem, sacrificam e matam muita gente, quando desviam e se apoderam da sua dignidade…

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress