sábado, novembro 23, 2024
spot_img
HomeSaúde e AlimentaçãoMenopausa aumenta risco de infarto. Saiba sintomas do ataque cardíaco

Menopausa aumenta risco de infarto. Saiba sintomas do ataque cardíaco

A menopausa é um marco importante na vida das mulheres. As alterações hormonais que ocorrem no fim da vida reprodutiva têm repercussões físicas, psicológicas e na saúde do coração delas, com o aumento do risco de doenças cardiovasculares e infarto.

Embora a incidência de infarto seja maior entre os homens, as mulheres são as que morrem mais. A perda da proteção do hormônio estrogênio, que cai significativamente com a menopausa, aumenta o risco de ataque cardíaco, segundo explica a cardiologista Débora Rodrigues, do Hospital Encore, do grupo Kora Saúde.

Aliado a isso, as alterações metabólicas do período resultam em piora dos níveis de colesterol, triglicerídeos e açúcar no sangue. “Nesse período, o risco de a mulher se tornar diabética é maior e pode haver maior dificuldade para o controle de algumas doenças, como hipertensão arterial e dislipidemia (gordura no sangue), por exemplo”, afirma a médica.

Sinais e sintomas de infarto em mulheres

Os sintomas típicos do infarto envolvem dor no lado esquerdo do tórax (precordial) com irradiação para o braço esquerdo ou pescoço, acompanhada de falta de ar e suor frio.

As mulheres, no entanto, costumam desenvolver sinais menos conhecidos, denominados de atípicos. Entre eles, destacam-se:

  • Dor na mandíbula;
  • Dor no estômago;
  • Palpitações com sudorese;
  • Falta de ar ao realizar esforços físicos.

“A menopausa é um momento muito apropriado para a mulher, que exerce tantos papéis no dia a dia, voltar atenção para o cuidado de sua saúde, incluindo uma visita ao cardiologista”, recomenda a médica.

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress