A cadeia produtiva do algodão colorido movimenta mais de 3 mil empreendedores, entre os principais estão os agricultores familiares que cultivam algodão colorido orgânico.
A beleza de um campo com milhares de plumas em caroços sustentados por galhos terá sua colheita prestigiada em um grande evento do algodão na Paraíba. Conforme informações obtidas pelo ClickPB, mais de mil pessoas entre produtores, agricultores, estilistas e pesquisadores estarão, próxima quinta-feira (23), na Usina de Beneficiamento de Algodão Orgânico Cultivado Pela Agricultura Familiar de Ingá e Região, a partir das 9h, celebrando a colheita da matéria prima que coloca a Paraíba como maior produtor de algodão orgânico colorido do país, e a cidade de Ingá, no semiárido, desponta em primeiro lugar.
Conforme entrevista ao ClickPB, uma das coordenadoras do evento, Francisca Veira, da Natural Coton, destacou que durante todo o dia, uma série de atividades – desfile de moda no campo de algodão, visitação à usina de descaroçamento e de óleo e mesa de debate sobre o algodão paraibano darão o clima da tradicional festa.
“Um evento fantástico que contará com a participação de renomadas instituições como Apex e Abit, além de estilistas como a Paula Kim e várias marcas de qualidade que produzem vestuário e cosméticos da matéria prima do algodão colorido”, explicou a produtora ao ClickPB.
A cadeia produtiva do algodão colorido movimenta mais de 3 mil empreendedores, entre os principais estão os agricultores familiares que cultivam algodão colorido orgânico. A colheita do algodão colorido é fruto do trabalho de empreendedores, além da agricultura familiar, comunidades quilombolas e assentamentos rurais que possuem contrato de compra garantidos pelo mercado.
A matéria prima traz uma variedade que nasce naturalmente colorida, em tons de bege, marrom e verde, sem precisar de corantes, e defensivos agrícolas – ou “veneno” para se desenvolver. Depois de colhido, o algodão colorido é separado da pluma e do caroço, segue para fiação, extração de óleo ou tecelagem para se transformar em roupas, cosméticos e peças de decoração.
Com uma produção de mais de 130 toneladas ao ano, o Brasil é um dos maiores produtores de algodão colorido, com a Índia liderando o ranking, até 2024. O aumento da produção passou de 1800 quilos, para 130 toneladas em menos de doze anos.
O evento é uma realização da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Ingá e região (ITACOOP) que organizou uma programação, para convidados, com palestras sobre o cultivo do algodão colorido, a importância da agricultura familiar para a economia local, a necessidade de algodão certificado na moda sustentável e a certificação orgânica e GOTS.