segunda-feira, dezembro 1, 2025
spot_imgspot_img
HomeDestaqueIngá e Mogeiro lançam a Rota Culturas e Tradições: Vivência e Experiência...

Ingá e Mogeiro lançam a Rota Culturas e Tradições: Vivência e Experiência no Vale do Paraíba com Famtour e Fampress nos municípios

Os municípios de Ingá e Mogeiro, no Vale do Paraíba, lançaram oficialmente a Rota Culturas e Tradições, iniciativa que integra o Projeto de Agentes de Roteiros Turísticos (ART), desenvolvido pelo SEBRAE Paraíba em parceria com o Governo do Estado. Na região, a formatação da rota foi idealizada pelo ART Victor Gomes em conjunto com o professor, guia de turismo e representante da Instância de Governança do Vale do Paraíba o FORTUVALE, o ingaense Carlitos Paraíba.

A programação teve início em Ingá, na sexta-feira (28), com a primeira parada no Memorial do Cuscuz de Dona Lia, espaço dedicado à preservação da cultura e da memória local, em seguida, os participantes visitaram o Monumento Natural Itacoatiaras do Ingá, patrimônio arqueológico de relevância internacional, onde puderam contemplar as inscrições rupestres que compõem um dos maiores enigmas da arqueologia brasileira.

O terceiro ponto foi a Associação das Labirinteiras de Chã dos Pereiras, responsável por manter viva a arte do bordado labirinto, um dos patrimônios culturais mais representativos de Ingá. Logo após, o grupo seguiu para a Casa da Economia Solidária de Ingá (Ecosol), espaço destinado à difusão e valorização do artesanato local.

A rota avançou então para a zona rural de Ingá, seguindo em pau de arara, transporte tradicional da comunidade utilizado para deslocamentos semanais até a feira livre. O destino foi a bela Serra Verde, onde o receptivo do Sítio da Pedra Encantada acolheu o grupo para almoço regional e hospedagem rural.

À tarde, os visitantes participaram da Trilha do Pôr do Sol, que leva ao topo da Pedra da Serra Verde, a 500 metros de altitude. De lá, puderam apreciar uma vista panorâmica da região e um dos entardeceres mais marcantes do Vale do Paraíba.

À noite, o Sítio os recebeu com luau com vinhos, queijos e música aos som da artista local Kelly B, encerrando o primeiro dia com clima de celebração.

O segundo dia(29), começou cedo, ainda na Serra Verde, com a Trilha da Furna de Antônio Silvino, local onde, segundo os moradores, o cangaceiro buscou abrigo no início do século XX. Em seguida, o grupo seguiu para a Fazenda Serra Verde, referência na produção de lácteos, onde participou de uma degustação dos queijos premiados da propriedade. Com isso, a etapa de Ingá foi concluída.

A rota prosseguiu rumo à Serra do Cabral, em Mogeiro. A primeira parada foi no Memorial Casa de Farinha, espaço que resgata a história das farinhadas que impulsionaram o desenvolvimento local. O espaço pertenceu a Dona Júlia e Seu Antônio, cujos legados permanecem vivos na comunidade.

O segundo ponto foi a Bodega de Seu Antônio, ainda em funcionamento, proporcionando aos visitantes uma autêntica experiência cultural embalada por cantorias de viola, tradições sertanejas e muita história com o historiador, condutor do espaço e neto de Dona Júlia e Seu Antônio, Neto Lira.

A terceira visita ocorreu na Fazenda Vitória, no receptivo Casa de Farinha Renascer, onde os participantes puderam conhecer uma casa de farinha em pleno funcionamento, onde puderam vivenciar e participar de todas as etapas para produção de farinha, tapioca e típico Beijú, além de degustar vinho e licor de jabuticaba produzidos no local.

Para encerrar a rota, o grupo se reuniu em Mogeiro de Baixo, no Centro Histórico-Cultural São João, onde acompanhou um desfile com peças produzidas por artesãs locais e uma feirinha de artesanato e gastronomia.

A Rota Culturas e Tradições chega para fortalecer e diversificar o turismo de Ingá e Mogeiro, destacando o potencial natural, cultural, histórico e gastronômico dos dois municípios. Os prefeitos Jan de Manoel da Lenha (Ingá) e Antônio Ferreira (Mogeiro) prestigiaram o evento, assim como guias, condutores locais, artesãos e empreendedores e representes públicos dos dois municípios.

O lançamento simboliza um novo momento para o turismo no Vale do Paraíba, unindo tradição, identidade e desenvolvimento sustentável.

Parabéns a todos os idealizadores, parceiros, guias, ao SEBRAE Paraíba e ao Governo do Estado pela iniciativa que promete transformar o cenário turístico da região.

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular