Os atletas receberam o material de treino e jogo, ouviram palestras das autoridades e apoiadores, e assistiram vídeos motivacionais.
Foi realizado na noite deste sábado (26), a solenidade de lançamento oficial do projeto social Futebol Clube Villa do Imperador, coordenado pelo técnico em futebol, Antonio Carlos Lins Alves, popularmente conhecido como Marcos Lins, e que tem o apoio da ACIN. O projeto desenvolvido por Marcos visa oferecer condições a atletas na faixa etária de 15 a 20 anos de idade, de desenvolver seus talentos esportivos através de uma escolinha de futebol gratuitamente, com uma estrutura necessária montada buscando o aperfeiçoamento nesta modalidade esportiva e promovendo reais oportunidades de descoberta de talentos para despontar profissionalmente no cenário regional e nacional. Os alunos inscritos também terão acompanhamento de seu rendimento escolar como um dos critérios primordiais para fazer parte da equipe. “Pretendemos formar não só atletas, mas cidadãos conscientes dos seus atos”. Afirmou Marcos, coordenador.
O evento ocorreu no Órgão Municipal de Educação e contou com a presença do vice-prefeito de Ingá, Carlos Mendonça, representando o prefeito Manoel da Lenha; do Presidente da Câmara Municipal de Ingá, Vereador Cassio Murilo, do Diretor de Comunicação do Município, Professor Antonio Tito, dos Conselheiros do Orçamento Democrático do Estado da Paraíba, Evandro Araujo, de Ingá, e João Holmes Junior, Gerente Regional , que representou o Secretário de Esporte Juventude e Lazer do Estado da Paraíba, das Conselheiras Tutelares, Melina e Isabeliana, do Presidente da ACIN (Associação da Cidadania Inganese) Sérgio Morais, e dos apoiadores do projeto, Sr. Vando do Lojão do Caruaru e Sr. Wagner, proprietário da fábrica Maximus. O projeto tem o apoio de Caldeirão Eventos.
Sérgio Morais abriu a reunião enaltecendo a presença das autoridades no sentido de apoiar o projeto concebido e elaborado por Marcos, que tem pontos convergentes com as propostas da ACIN onde encontrou apoio na execução do projeto e na busca de recursos. “A ACIN que, através das contribuições voluntárias já concluiu diversos cursos profissionalizantes para os jovens nestes dois anos de existência legal, tais como, dois cursos de vigilantes, um de mecânica de motos, um de computação, um de gestão pública e um de cabeleireiro. Agora, encontrou em Marcos, através de seu trabalho voluntário a possibilidade de desenvolver projetos na área do esporte.”
O vice-prefeito Carlos Mendonça lembrou de sua experiência como Presidente do Industrial Esporte Clube onde desenvolveu trabalho semelhante criando a equipe de juniores, tendo esta se destacado e venceu alguns títulos sob o comando do então treinador Marcos Lins. Mendonça se colocou à disposição para apoiar o projeto.
O Conselheiro do OD Estadual, Evandro Araújo, parabenizou Marcos pela iniciativa e desde que teve conhecimento do projeto, vem dando o apoio na sua execução, tendo inclusive levado ao conhecimento do Secretário de Esporte Juventude e Lazer do Estado da Paraíba, Sr. Tibério Lima, que se propôs a ajudar financeiramente o projeto bem como com o fornecimento de material de treino.
O Gerente Regional do OD (12ª Região) João Holmes Junior, como representante do Estado, ofereceu apoio ao projeto em nível estadual e justificou a ausência do secretário em razão de sua viagem à Fortaleza cumprindo agenda administrativa, para inauguração do novo Estádio do Castelão que será usado na Copa do Mundo no Brasil. Destacou que na próxima plenária do Orçamento Democrático os ingaenses elejam como prioridade o esporte, já que o governo pretende interiorizar ações sendo uma delas a construção de Estádios Municipais.
O presidente da Câmara Municipal de Ingá, Cassio Murilo, lembrou que grandes talentos do futebol no Ingá foram desperdiçados por falta de um apoio logístico como esse que Marcos está tentando oferecer através deste projeto e também ofereceu apoio.
O professor Tito, Diretor de Comunicação da PMI, falou de sua experiência como árbitro de futebol profissional ligado a Federação Paraibana, e aconselhou aos jovens ter força de vontade.
A Conselheira Melina parabenizou Marcos pela iniciativa do projeto, ofereceu apoio e pediu aos jovens atletas que se dediquem no esporte e também nos estudos. Finalizando, Marcos Lins após a apresentação de vídeos motivacionais ligados ao esporte, apresentou os uniformes de treino e jogo aos presentes e falou de seu sonho e vontade de trabalhar na formação de jovens atletas, informou como foi a concepção do projeto e sua finalidade, bem como das dificuldades que vem encontrando onde faz tudo praticamente sozinho, porém agradeceu muito aos apoios da ACIN, das autoridades e de alguns comerciantes, como é o caso do Sr. Vando do Lojão do Caruaru, de Wagner e o Promoter Caldeirão.
Os vinte e um atletas escolhidos passaram por uma peneira durante o mês de dezembro de 2012, realizado no campo do Industrial Esporte Clube. Agora farão exames médicos e estarão aptos a começar os treinos e brevemente realizar jogos.
Marcos Lins tem contatos com empresários do ramo do futebol e quem sabe um desses atletas poderá despontar em equipes profissionais da região Nordeste. Desejamos bom trabalho a Marcos e boa sorte aos jovens atletas.