terça-feira, maio 13, 2025
spot_imgspot_img
HomeDestaqueNOVOS PROCESSOS NA COMARCA DE INGÁ SERÃO ELETRÔNICOS A PARTIR DE SEGUNDA...

NOVOS PROCESSOS NA COMARCA DE INGÁ SERÃO ELETRÔNICOS A PARTIR DE SEGUNDA (28)

A partir da próxima segunda-feira (28), todas as novas ações que forem ingressas na Comarca de Ingá, só serão recebidas de forma automatizada através do sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJE).FORUM PJE 2Durante toda esta semana, técnicos do Tribunal de Justiça da Paraíba estiveram no Fórum de Ingá realizando treinamento de juízes, servidores dos cartórios, oficiais de justiça e advogados visando capacitação para operar o novo sistema já implantado com sucesso nas demais Comarcas da capital e interior. Uma vez implantado, o PJE trará economia e mais agilidades nos trâmites processuais.

Os processos antigos ingressados até esta sexta-feira (25) continuarão tramitando normalmente e manuseados fisicamente. Os ingressos a partir de segunda (28) tramitarão de forma virtual.

CONHEÇA COMO FUNCIONA

Processo Judicial eletrônico (PJe) é um sistema desenvolvido pelo CNJ em parceria com os tribunais e a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a automação do Judiciário.

O objetivo principal é manter um sistema de processo judicial eletrônico capaz de permitir a prática de atos processuais, assim como o acompanhamento desse processo judicial, independentemente de o processo tramitar na Justiça Federal, na Justiça dos Estados, na Justiça Militar dos Estados e na Justiça do Trabalho.

O CNJ pretende convergir os esforços dos tribunais brasileiros para a adoção de uma solução única, gratuita para os próprios tribunais e atenta para requisitos importantes de segurança e de interoperabilidade, racionalizando gastos com elaboração e aquisição de softwares e permitindo o emprego desses valores financeiros e de pessoal em atividades mais dirigidas à finalidade do Judiciário: resolver os conflitos.

A utilização do sistema exige a certificação digital de advogados, magistrados, servidores ou partes que precisarem atuar nos novos processos.

Em caso de dúvidas, leia o guia rápido para:

Usuários não advogados;
Advogados;
Tribunais, Varas e outros Órgãos despersonalizados.

Para mais informações acesse a cartilha do sistema ou assista ao curso sobre o PJe disponível no YouTube.

Histórico – O Processo Judicial Eletrônico (PJe) foi lançado oficialmente em 21 de junho de 2011, pelo então presidente do CNJ, Cezar Peluso. No dia seguinte (22/6), presidentes de tribunais de todo o país participaram de uma apresentação detalhada do sistema e receberam um manual para auxiliar os técnicos na instalação dossoftware. O evento foi transmitido ao vivo pelo portal do CNJ e contou com 1.315 acessos, sendo 135 simultâneos. Além disso, 32 tribunais retransmitiram a apresentação via streaming aos seus servidores.

Desde 3 de fevereiro de 2014, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está utilizando exclusivamente o Processo Judicial Eletrônico (PJe) para o trâmite de novos processos. Os processos em andamento também estão sendo migrados do sistema e-CNJ para o PJe. Saiba mais sobre a utilização do PJE no CNJ

Os links abaixo contêm outras informações sobre o lançamento do PJe:

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress