A Prefeitura Municipal de Itabaiana, na região do Vale do rio Paraíba, deve lançar nas próximas semanas, edital de um novo concurso público com 126 vagas. A banca contratada para a realização das provas foi a Comissão Especial de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba (CPcon-UEPB), no valor de R$ 445.905,00, segundo consta em publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 19 de dezembro. A contratação da banca ocorreu por meio de dispensa de licitação.
As vagas do certame devem abranger os níveis médio/técnico e ensino superior. O novo concurso foi confirmado pela administração no fim de novembro, após a aprovação de uma lei municipal com o quadro de vagas e posteriormente a criação da comissão para a realização das provas. Ainda não há detalhes sobre o salário previsto para cada vaga.
O cargo com maior número de oportunidades, segundo está na lei Nº 950/2025 será o de ‘Professor A’, com 40 vagas. O cargo terá como exigência ensino superior em Pedagogia e carga horário de 30 horas semanais. Na função, a pessoa aprovada irá lidar com a docência na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
Em segundo lugar, com maior quantidade de oportunidades, estará o cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS) com 10 vagas. Para este, a exigência será ter ensino médio completo + curso de formação para ACS + residência na área designada antes da publicação do edital. A atuação da pessoa aprovada será realizando visitas domiciliares, promoção da saúde, cadastramento de famílias, articulação com a Unidade Básica de Saúde (UBS).
Quadro total de vagas previstas no concurso
O ClickPB verificou que o quadro total de vagas previstas no concurso da Prefeitura Municipal de Itabaiana consta na lei Nº 950/2025, enviada pelo poder Executivo à Câmara e aprovada pela casa Dr. Antônio Batista Santiago.
A lei “dispõe sobre a extinção de cargos vagos, o reenquadramento e a reorganização de cargos existentes, cria cargos de provimento efetivo, revoga as Leis nº 277/1994, nº 279/1994, nº 323/1998, nº 355/2000, nº 508/2007 e nº 586/2009, consolida a estrutura dos cargos efetivos do Poder Executivo do Município de Itabaiana/PB e dá outras providências”.
Veja no fim da matéria as vagas ou clique aqui para ler a íntegra da lei.
Sobre Itabaiana

O município de Itabaiana, na Paraíba, foi criado pelo decreto estadual nº 63, de 26-03-1891. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município apresenta controvérsia em torno de sua correta grafia. Para uns, é simplesmente Tabaiana, vocábulo indígena taba-anga = morada das almas, enquanto outros registram Ita-baiana: ita = pedra e baiana = dança, alusivo a uma pedra vermelha então existente no leito do rio Paraíba, que fazia movimentos rotatórios.
Conforme o IBGE, em meados do século XVIII, tem início a formação do núcleo colonial que originou Itabaiana, com os fundamentos da Missão do Pilar, estabelecidos no local pêlos jesuítas. Há quem afirme ter sido padre Fidélis o fundador da povoação, localizada no município de Pilar. No ano de 1864, foi criada a comarca de Itabaiana, com jurisdição sobre o território de Pilar.
O município tem em 2025 uma população estimada de 23.558 pessoas. A área territorial, de acordo com o mesmo instituto, é de 210,572km² (dados de 2024).
Confira quadro de vagas e publicação da contratação da banca organizadora:







