ACAUÃ NÃO SERVIRIA COMO PLANO B PARA CAMPINA GRANDE, MOSTRA REPORTAGEM DA TV PARAÍBA
A reportagem da TV Paraíba esteve em Acauã nesta quarta-feira (22) para responder as dúvidas dos campinenses, que perguntam: se está chovendo quase que diariamente na região de Campina Grande, e a barragem de Boqueirão segue em baixa, afinal para onde vai toda essa água? Acauã serviria como plano B?
A matéria mostra que a maior parte das águas caídas em Campina Grande e região, segue para a calha do rio Paraíba e consequentemente para a barragem de Acauã no município de Itatuba. Porém, esta barragem que tem capacidade equivalente a um terço que Boqueirão possui, não serviria como plano B para o abastecimento de Campina Grande, uma vez que fica a 54 km de distancia e se tornaria muito caro já que a água teria que subir de volta. A reportagem também mostrou que a água não é de boa qualidade para o consumo humano, além da barragem Argemiro de Figueiredo contar atualmente com apenas 15% de sua capacidade de armazenamento, mesmo com as chuvas caídas nos últimos dias.
Veja a reportagem da TV Paraíba na íntegra. Clique aqui
Como Acauã abastece diversas cidades e há projetos de expansão para outras como Aroeiras e distritos, estando hoje com esta capacidade reduzida de 15%, há quem defenda que a CAGEPA já deveria ter tomado medidas visando racionamento no fornecimento para que o sistema não entre em colapso.
Moradores de Ingá, Itatuba, Juarez Távora e Canafístula, devem se conscientizar da necessidade de economizar para não faltar de vez.
Inga Cidadao