Itatuba tem a maior obra hídrica da Paraíba nos últimos 40 anos, mas não tem água na torneira!
Há pouco menos de um mês, com pompas de glória, Itatuba recebia a visita de lideranças regionais, Deputados Estaduais e Federais, Ministros e a Presidente da República para juntamente ao Governador do Estado selarem a liberação de verbas da segunda etapa de uma das maiores obras do Ministério da Integração Nacional, o Canal das Vertentes Litorâneas (Acauã-Araçagi). Um dia histórico.
Um dia histórico para essa pequena cidade da Região Metropolitana de Campina Grande que presenciou aclamados discursos de que o quarto maior reservatório de águas da Paraíba, situado em nosso município, faz parte do plano de “salvação” à calamidade da seca no Nordeste.
A Barragem de Acauã passará a abastecer centenas de milhares de pessoas em 38 municípios do Estado, através de uma obra orçada em quase R$ 1 bilhão. Uma obra de 112 km de extensão, reunindo tubulações, passarelas, túneis. Muita estrutura e tecnologia.
Ironicamente, a cidade que tem o manancial com tamanho potencial para “salvar” tantos municípios agora assiste toda a falta de tecnologia empenhada no canal, braço da faraônica Transposição do Rio São Francisco. Tantos milhões empenhados na construção do canal, mas parece que enquanto há preocupação em levar água para as centenas de milhares, esquecem de continuar abastecendo os 10 mil habitantes da cidade onde está a Barragem de Acauã, que apresenta os níveis mais baixos dos últimos dez anos.
O flutuante, completamente encalhado, não tem mais capacidade de captar água no local onde está. Desde o meio-dia desta terça-feira (26), Ingá teve o abastecimento cortado. Até o final do dia será a vez de Itatuba ficar completamente sem água – no meu bairro já faltou.
Através das obras do Canal das Vertentes Litorâneas, os Governos Estadual e Federal seguem prometendo água a centenas de milhares, enquanto não conseguem manter o abastecimento de 10 mil habitantes da cidade pólo da obra, que, em tese, deveria ser exemplo.
Esperemos que a CAGEPA resolva a vergonhosa situação o quanto antes. Itatuba tem a maior obra hídrica da Paraíba nos últimos 40 anos, mas não tem água na torneira!
E, pra não perder a oportunidade… Como tanto foi comentado em nossa cidade que a prefeitura não realizaria o Carnaval das Águas por causa da estiagem e como medida cautelar à falta d’água, torçamos agora para que o governo municipal esteja, mesmo que minimamente, preparado para abastecer a população enquanto passarmos por mais esse problema de descaso.
Texto publicado por Sinaldo Luna na rede social facebook e compartilhado por itatubenses e demais conterrâneos das cidades atingidas.
FOTO: Fernando Alves