Os sistemas de pagamentos têm evoluído cada vez mais. No entanto, muitos deles ainda apresentam problemas de segurança, incluindo até mesmo os sensores biométricos.
Pensando nisso, surgiu o Face Pay, sistema que usa o rosto do usuário para efetuar as transações. Para isso, ele escaneia não o formato da face, mas sim as veias capilares por trás da pele.
A novidade foi criada pela rede australiana de comida “100% Genuine”, e para ser utilizada, basta aproximar o rosto do caixa e então, a leitura é feita e sincronizada com a base de dados da empresa. Atualmente, o sistema está disponível somente nas franquias da rede em Shangai, na China.
Além da vantagem de não ter que carregar um cartão comum ou gadget com NFC, o Face Pay elimina a possibilidade de falsificação. Em um leitor facial, é possível criar uma máscara com as mesmas distâncias entre certos pontos, contudo, no Face Pay, é impossível recriar o sistema sanguíneo, já que cada pessoa possui um.
A 100% Genuine disse ao China Daily que pretende ampliar suas operações na China e também na Austrália e no mercado asiático. Porém, a companhia não divulgou se o Face Pay chegará a esses locais ou ainda, se será oferecido par outras empresas.