sexta-feira, novembro 7, 2025
spot_imgspot_img
HomeEducaçãoEnem: Paraíba reforçará delegacias e terá Centros de Controle conectados com Brasília

Enem: Paraíba reforçará delegacias e terá Centros de Controle conectados com Brasília

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecerá nos próximos domingos, 9 e 16 de novembro e, na Paraíba, 142.050 candidatos estão com inscrições confirmadas para realização das provas. A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds) coordena as ações estratégicas no estado para garantir o andamento do concurso educacional. Haverá reforça nas rondas, nos plantões nas delegacias e nos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC).

O planejamento envolve o funcionamento pleno dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), em articulação direta com as forças de Segurança da Paraíba, entre elas a Polícia Militar, Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar, além do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), vinculado à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ).

Com 4.811.344 inscritos em todo o Brasil, o Enem na Paraíba terá 142.050 candidatos distribuídos em 55 municípios e 425 locais de aplicação de provas. Com a abrangência do exame pelo estado, as forças de Segurança Pública atuarão de forma integrada em ações preventivas e resposta a possíveis ocorrências.

 

Nos dois domingos de aplicação das provas do Enem, os três Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), situados em João Pessoa, Campina Grande e Patos, funcionarão em status pleno, reunindo informações em tempo real das áreas de atuação da Polícia Militar e Polícia Civil, e manterão conexão permanente com o CICCN/Senasp, em Brasília.

O coordenador estadual do CICC, coronel Júlio César de Oliveira, declarou que os CICC são responsáveis pela centralização das comunicações, integração dos dados e acompanhamento das ocorrências registradas durante o exame. A plataforma tecnológica utilizada possibilita a gestão unificada das informações e a tomada de decisões estratégicas com base em análises de inteligência e dados operacionais.

“A atuação integrada entre as forças de segurança e o acompanhamento em tempo real das ações são fundamentais para a eficiência do planejamento. O trabalho coordenado a partir dos Centros Integrados de Comando e Controle fortalece a capacidade de resposta do Estado e assegura a cooperação com o comando nacional durante todo o processo do Enem 2025”, explicou o coordenador.

O reforço na segurança contará com rondas preventivas das equipes da Polícia Militar e o policiamento ostensivo próximo aos locais de prova. Já a Polícia Civil manterá plantões reforçados para atendimento de ocorrências e registro de delitos. O Corpo de Bombeiros Militar prestará apoio em situações de urgência e emergência.

Os CICC reunirão representantes de todos os órgãos de Segurança e setores de apoio com a análise conjunta das informações e a definição de medidas imediatas quando for necessário. A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba aponta que a integração busca otimizar recursos humanos e tecnológicos, reduzindo o tempo de resposta e fortalecendo a eficiência das ações públicas.

ClickPB

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular