sexta-feira, maio 9, 2025
spot_imgspot_img
HomeGeralBolsa sobe mais de 2% com otimismo na articulação da Previdência

Bolsa sobe mais de 2% com otimismo na articulação da Previdência

Após reunião, Guedes e relator da proposta da reforma adotam tom conciliador; dólar bate nos R$ 4,12, mas recua e fecha estável nos R$ 4,10

Clima positivo entre o Congresso e o Executivo na articulação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados animou os investidores nesta segunda-feira, 20. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, subiu 2,17%, na maior valorização diária desde o dia 28 de março, fechando aos 91.946 pontos. Já o dólar, em dia de leilões do Banco Central, ficou volátil por boa parte da segunda-feira, mas fechou quase estável, em leve alta de 0,1%, cotado a 4,10 reais na venda.

O pregão do Ibovespa seguiu o padrão das últimas semanas. Ao mínimo sinal positivo ou negativo na articulação da reforma da Previdência, principal pauta para os investidores, o mercado reage. O foco, dessa vez, foi o encontro do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, com o relator da proposta na Comissão Especial da reforma na Câmara, Samuel Moreira (PSDB-SP). O objetivo da reunião era tentar conter a fumaça criada pelo presidente do colegiado, Marcelo Ramos (PR-AM), de que um projeto alternativo seria proposto pelo Congresso. E, pelo menos na visão do mercado, parece ter funcionado, com Moreira e Guedes trocando elogios após o encontro.

As notícias elevaram as apostas dos investidores em uma aprovação da reforma da Previdência, segundo Pedro Paulo Silveira, economista-chefe da Nova Futura Investimentos. “Estão confiando que o governo vai conseguir organizar a base política em torno da reforma, com o relator e os líderes políticos sinalizando passos importantes”, analisa.

Veja

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress