Fim de semana será de chuva forte em grande parte do país.

Grande parte do país terá chuva forte neste final de semana, segundo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).A previsão é de chuva forte, no sábado e no domingo, no extremo norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Triângulo Mineiro, centro-sul e oeste de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro.
Também deve chover forte em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Acre, Rondônia, Amazonas, sul de Roraima, Pará, sul e oeste do Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, oeste e noroeste da Bahia.
A chuva é favorecida em áreas do Norte, Centro-Oeste e Sudeste pela zona de convergência de umidade, que favorece com muitas nuvens e instabilidade, com algumas aberturas de sol.
“Em áreas do Nordeste, a chuva ocorre em razão do chamado vórtice ciclônico em altos níveis além da presença de umidade vinda do oceano, o que gera instabilidade na atmosfera”, afirma o meteorologista José Felipe Farias.
Segundo ele, já foram alguns acumulados de chuva significativos em áreas do Nordeste em janeiro. Em Jaguaripe, no Ceará, choveu 32 milímetros em 24 horas. Em Alagoas, foram 81 mm entre as 21h de quinta e 4h de sexta (20). A média é 75 milímetros para todo o mês de janeiro. Desse total, 44 milímetros foram em apenas uma hora.
Lavras de Magabeira, no Ceará, registrou chuva acumulada de 89,2 mm. “E vale ressaltar que o município passa por uma estiagem de seis meses”, diz Farias. Os dados são da Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos).
Veja a seguir a previsão do tempo por região do país:
Centro-Oeste
No oeste e centro-sudeste de Mato Grosso do Sul, previsão de pancadas de chuva a partir da tarde. No norte e leste de Goiás e no Distrito Federal, nebulosidade variável e pancadas de chuva isoladas. Nas demais áreas da região, nublado com fortes pancadas de chuva. Temperatura estável.
Nordeste
No centro-sudoeste da Bahia, sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da Bahia e sul do Piauí e do Maranhão, nebulosidade variável e pancadas de chuva isoladas. Nas demais áreas da região, tempo nublado com fortes pancadas de chuva. Temperatura estável.
Norte
No centro-norte do Amapá, norte do Amazonas, em Roraima, noroeste do Pará e centro-sul do Tocantins, nebulosidade variável e pancadas de chuva isoladas. Nas demais áreas da região, tempo nublado com fortes pancadas de chuva. Temperatura estável.
Sudeste
No centro-norte de Minas Gerais e centro-leste do Rio de Janeiro, sol e poucas nuvens. No nordeste e oeste de Minas e norte do Espírito Santo, pancadas de chuva isoladas. Nas demais áreas do Espírito Santo, possibilidade de pancadas de chuva. No sul de Minas Gerais, leste e oeste de São Paulo e oeste do Rio de Janeiro, pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas da região, tempo nublado com pancadas de chuva. Temperatura estável.
Sul
No leste do Rio Grande do Sul, possibilidade de chuva. No nordeste de Santa Catarina e leste do Paraná, tempo nublado com pancadas de chuva. No oeste e norte do Rio Grande do Sul e demais áreas da região, pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, sol e poucas nuvens. Temperatura estável.
G1

Comente usando o Facebook

plugins premium WordPress