quarta-feira, maio 22, 2024
spot_img
HomeGeralLLaMA: Meta anuncia 'rival' do ChatGPT para pesquisadores de inteligência artificial

LLaMA: Meta anuncia ‘rival’ do ChatGPT para pesquisadores de inteligência artificial

Ferramenta será usada por ‘pesquisadores acadêmicos; aqueles afiliados a organizações do governo, da sociedade civil e da academia’.

A Meta (dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp) está lançando um novo modelo de linguagem baseado em inteligência artificial, disse o presidente-executivo Mark Zuckerberg em uma publicação no Facebook nesta sexta-feira (24).

O modelo de linguagem, chamado LLaMA, foi projetado para gerar texto e conversas, resumir material escrito e executar tarefas complicadas como resolver teoremas matemáticos ou prever estruturas de proteínas.

“A Meta está comprometida com esse modelo aberto de pesquisa e disponibilizaremos nosso novo modelo para a comunidade de pesquisa de IA”, disse Zuckerberg.
“Para manter a integridade e evitar o uso indevido, estamos lançando nosso modelo sob uma licença não comercial focada em casos de uso de pesquisa”, disse a empresa em comunicado.

“O acesso ao modelo será concedido caso a caso a pesquisadores acadêmicos; aqueles afiliados a organizações do governo, da sociedade civil e da academia; e laboratórios de pesquisa da indústria em todo o mundo”.

Com o sucesso do ChatGPT, da OpenAI, outras empresas de tecnologia estão de olho em oportunidades no setor. É o caso do Google, que lançou o Bard, um robô que, assim como o ChatGPT, usa informações da internet para fornecer respostas.

A Microsoft, que é parceria da OpenAI, está levando a inovação para os seus produtos. A tecnologia por trás do ChatGPT já está no buscador Bing e, em breve, estará disponível no Teams.

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress