Publicidade

Cerca de 17 famílias da Comunidade Jacaré em Itatuba PB, foram contempladas pelo Programa Dom Helder Câmara e recebem assistência técnica da EMPAER de forma diferenciada. O programa que iniciou em 2018 onde as famílias receberam R$ 2.400,00 a fundo perdido, para aplicar em atidades, que pudesse aumentar a renda e consequentemente melhorar a qualidade de vida. Juliana, que é uma das agricultoras atendidas pelo Programa, antes fazia bolos e doces em casa sob encomendas. Com as orientações que recebeu da EMPAER, sobre as formas de comercialização e com a aquisição de novos utensílios, que fez com os recursos recebidos do Programa, Juliana ampliou seu negócio e agora vende seus produtos no mercadinho da irmā que fica na própria Comunidade. “As encomendas foram tantas que eu não tinha onde guardar tanto bolo, agora vendo meus bolos na mercearia da minha irmã”, conta a agricultora.

Segundo o Dr. Geogles Dantas, Eng . Agrônomo da EMPAER (antiga EMATER), através do programa foi possível fazer um atendimento individual às famílias, prestar orientação técnica nas mais diversas atividades e ainda foi possivel inseri-las nas políticas públicas, como o Pronaf e o Programa Garantia Safra. Segundo Geogles, alem do atendimento individual, as famílias também participaram de atividades em grupo, como cursos, orientações tecnicas e palestras sobre políticas públicas e saúde preventiva para as mulheres. Ainda na comunidade do Jacaré visitamos Dona Luiza Francisca, seu desejo era melhorar a pocilga onde criava seus porcos, com o dinheiro recebido e a orientação técnica da EMPAER foi possível construir uma nova pocilga e aumentar a produção de suínos, D. Luzia, nos mostrou orgulhosa, como eram as instalacoes antes e depois do Programa.

Segundo o Coordenador Regional da EMPAER em Itabaiana, Dr. Paulo Emílio, as familias decidiram onde iriam aplicar os recursos e nao irão devolve-lo, trata-se de um recurso a fundo perdido, que visa melhorar a renda da família através do aumento da produção . Outras famílias tambem participam do programa em Mogeiro, Inga e Itabaiana, além do Municpio de Itatuba.

 

Comente usando o Facebook

Publicidade