O novo balanço da ‘Operação Carnaval’, divulgado pela Polícia Militar, referente ao período da noite da sexta-feira (28) até a manhã desta segunda-feira (3), aponta que os chamados para ocorrências de pertubação de sossego (som alto) em todo Estado já superam as registradas em todo o Carnaval de 2013.
Até agora foram registradas 432 ocorrências deste tipo enquanto no ano passado, nos cinco dias de Carnaval, foram 427 casos.
Os números revelam ainda que subiu para 61 o número de pessoas detidas e que 20 armas de fogo já foram apreendidas. O último balanço divulgado, na manhã do domingo, registrava o número de 53 suspeitos detidos e 15 armas apreendidas.
As últimas cinco armas retiradas de circulação estavam nas cidades de Campina Grande (2), Bananeiras (1), Cuité (1) e Santa Rita (1). Nas ações, foram presos e apreendidos cinco suspeitos.
Em relação às ocorrências de perturbação de sossego, que geralmente ocorre quando as pessoas incomodadas com o barulho de som acionam a Polícia Militar, os maiores casos foram registrados em João Pessoa (197 casos); Lucena (com 66); Jacumã (52), no Conde; e Santa Rita (com 26 chamados).
Policiamento reforçado – Para o período do Carnaval, o Governo do Estado disponibilizou cerca de 5.000 policiais e bombeiros a mais para reforçar a segurança na Paraíba.
O policiamento foi intensificado tanto nas cidades que realizam festa quanto nas que não têm, com policiais militares realizando um maior número de rondas e abordagens, reforço de efetivo de policiais civis nas delegacias e bombeiros de prontidão nas áreas de praias e açudes.