sexta-feira, março 1, 2024
spot_img
HomePolicialPolícia Federal deflagra operação contra empresa de português que extraiu mais de...

Polícia Federal deflagra operação contra empresa de português que extraiu mais de 50 toneladas de minério ilegalmente na Paraíba

Uma nova operação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (22) pela Polícia Federal na Paraíba. Conforme apurou o ClickPB, a ação ocorreu no município de Várzea, região do Sertão paraibano e cumpriu três mandados de busca e apreensão. A operação “Lioz” tem como objetivo o combate a extração ilegal de minérios na região.

Segundo a PF, além da extração ilegal, também são investigados os crimes de usurpação de matérias-primas da União, uso de documentos falsos e crimes ambientais. Todos os crimes estavam sendo praticados, de acordo com a PF, por uma empresa da cidade. A empresa, de acordo com a nota emitida pela Polícia, é de propriedade de um Português.

“Segundo a informações colhidas na investigação, realizava extração e beneficiamento ilícitos de calcário naquele município do sertão do estado”, detalhou a PF.

Mais de 50 toneladas de minério foram extraídas de forma ilegal

Conforme apurado, a empresa investigada realizava extração de calcário sem autorização dos órgãos estatais, usurpando matéria-prima de propriedade da União e causando enorme impacto ambiental.

Análises da Agência Nacional de Mineração, segundo apurou o ClickPB com a Polícia Federal, detalharam que foram extraídas mais de 50 toneladas do minério, os quais estão avaliados em aproximadamente 750 mil reais.

A Justiça Federal também determinou a quebra do sigilo telemático do investigado, bem como o bloqueio de valores e sequestro de bens com a finalidade de recompor o prejuízo causado ao cofres públicos e também o dano ao meio ambiente.

Sobre a Pedra 

A pedra Lioz, que dá nome à operação de hoje, é um tipo de calcário valioso encontrado somente em Portugal, utilizado especialmente para construção de monumentos, palácios e mosteiros daquele país.

*com assessoria

ClickPB

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular