O prefeito Lula entregou nesta noite de quarta-feira, dia 29, à população de Ingá, a conclusão da obra de reforma da Praça Antenor Navarro, praça principal da cidade. A solenidade contou com a participação do Prefeito, Secretários, Vereadores, Padre Edvaldo, Deputado Estadual Tião Gomes e a Deputada Federal Nilda Gondim e população em geral.
A festa de inauguração contou ainda com um sugestivo bolo de 15 metros para comemorar a finalização da obra após 15 meses.
“Até que enfim”, foi a frase mais ouvida nas ruas de Ingá neste dia.
Em três anos de administração, esta é a única obra da gestão atual que possa ser considerada visível ao povo e que deixado a marca e a lembrança do governo Lula.
Esta obra incialmente em parceria com o governo do Estado, à época ainda de José Maranhão, gerou bastante polêmica devido aos atrasos, paralizações e reinícios. A mesma teve seu começo no final de setembro de 2010, uma semana antes do primeiro turno das eleições estaduais, juntamente com outra obra no pátio do mercado na feira central, o que gerou denuncias da oposição de “obras eleitoreiras”. No início, a obra continha na praça uma placa informando o valor do investimento e o prazo de entrega, após diversas paralizações e estouro dos prazos, a placa foi retirada. A obra do mercado continua paralisada causando sérios transtornos aos feirantes e comerciantes.
O longo tempo de reforma da obra e seus atrasos causaram transtornos à população, comerciantes e Igreja Católica, sendo motivo de várias denúncias, como a do Padre Edvaldo e a do comerciante João Martins. O Ministério Público também agiu com uma Ação Civil Pública de Obrigação de Fazer, através da Dra. Claudia Cabral Cavalcante.
O prefeito Lula tem alegado que o atraso da obra foi motivado pela troca de governo do Estado, havendo atraso no repasse das parcelas finais da parceria para finalização da obra.
A oposição por sua vez criticava alegando que as parcelas já haviam sido repassadas à prefeitura, e que não havia motivo financeiro para a obra está parada e durar tanto tempo uma simples reforma, chegando inclusive a fazer um protesto de comemoração simbólica de uma ano da obra com direito a bolo de aniversário e discursos inflamados de vereadores e população.
O atraso na obra foi motivo também de matéria em nível estadual no quadro Calendário do JPB da TV Paraíba.
Enfim, após 15 meses de polêmicas, a obra foi reiniciada e acelerada no final deste ano, concluída e entregue à população nesta noite de quarta-feira, juntamente com uma ambulância, uma máquina retroescavadeira e outra ambulância do SAMU.
Vejam os melhores momentos da inauguração:
Em seguida a solenidade, Show em praça pública com a banda MAGNÍFICOS.
Vejam na próxiam matéria.