quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img
HomePoliticaCongresso se ilumina de azul para Dia Mundial da Água e Hora...

Congresso se ilumina de azul para Dia Mundial da Água e Hora do Planeta

Em homenagem ao Dia Mundial da Água (22 de março), a Câmara dos Deputados se iluminou de azul nesta sexta-feira à noite. O ato é um convite à reflexão sobre a falta de água potável que atinge mais de 780 milhões de pessoas no mundo.
O Brasil abriga a maior quantidade de água doce do mundo, mas o recurso é distribuído de maneira irregular pelo território. Na Amazônia estão 70% da água do País, mas apenas 8% da população vive lá. Já o Sudeste, com 42% da população, tem apenas 6% da água doce disponíveis.

A exemplo de outras partes do mundo, a agricultura exerce uma das maiores pressões sobre os recursos hídricos. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), em 2010 a irrigação representou 52% da água demandada no País.

Hora do Planeta
A necessidade de um olhar mais atento para as águas fez o WWF-Brasil associar ao tema, neste ano, a campanha da Hora do Planeta. Organizada para este sábado, 23 de março, em seguida ao Dia Mundial da Água, o evento convidou os cidadãos a apagar as luzes por uma hora, entre entre 20h30 e 21h30, em um ato simbólico pelo uso mais racional dos recursos da Terra.

Pelo quinto ano consecutivo, a Câmara dos Deputados participa da campanha, desligando as luzes por uma hora. Enquanto as luzes dos edifícios foram desligadas, as cúpulas se mantiveram iluminadas de azul.

Por motivos técnicos ou questões de segurança, apenas algumas dependências não tiveram as luzes apagadas, como o Departamento Médico, parte do Centro de Informática e o 28º andar do Anexo 1, que permaneceu aceso como forma de sinalização para aeronaves.

A organização não governamental WWF, que promove a “Hora do Planeta”, estima que mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo apagou as luzes durante a campanha em 2012.

Fonte: Da Redação com Agência Câmara

 

 

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress