sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img
HomePoliticaSARNEY MANDA INCLUIR NA PAUTA DE VOTAÇÕES FIM DO VOTO SECRETO PARA...

SARNEY MANDA INCLUIR NA PAUTA DE VOTAÇÕES FIM DO VOTO SECRETO PARA CASSAÇÃO DE MANDATOS

Pressionado por vários colegas, José Sarney (PMDB-AP) mandou incluir na pauta de votações do Senado as propostas que acabam com o voto secreto para a cassação de mandatos de parlamentares. O tema vai a debate na quarta-feira (13) da semana que vem.Há no Senado pelo menos três projetos de emenda constitucional que versam sobre esse assunto. Aguardavam pela boa vontade de Sarney. A mais antiga começou a tramitar em 2006 e estava na fila do plenário havia dois anos.

Só agora, quando encaminha-se para a guilhotina o pescoço de Demóstenes Torres, os senadores se deram conta de que seria conveniente pressionar Sarney, arrancando-o da letargia. Pode ser tarde demais.

Ainda que os senadores aprovem uma das emendas em tempo recorde, o texto terá de ser enviado à Câmara. Ali, entra numa fila que pode demorar anos. Para cortar os prazos, seria necessário um amplo entendimento entre todos os partidos –na Câmara e no Senado. Algo que, por ora, não se enxerga no horizonte.

Antes de Demóstenes, frequentaram o patíbulo o próprio Sarney, em 2009, e Renan Calheiros (PMDB-AL), em 2007. Nas duas oportunidades, discutiu-se muito sobre a necessidade de extinguir o voto secreto. E nada.

Os processos contra Sarney (uma dúzia) foram abatidos no Conselho de Ética. Renan chegou a ser julgado no plenário do Senado. Beneficiado pela sombra do voto secreto, foi absolvido. Uma, duas vezes.

Josias de Souza

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress