quinta-feira, junho 13, 2024
spot_img
HomeSaúde e AlimentaçãoCientistas dizem ter descoberto calcanhar de Aquiles da Covid

Cientistas dizem ter descoberto calcanhar de Aquiles da Covid

Pesquisadores da Universidade da Califórnia alegam ter descoberto o “calcanhar de Aquiles” da Covid. Eles identificaram uma das proteínas do vírus, a N, fundamental para a replicação, e sugerem o desenvolvimento de remédios que atuem para desativá-la.
A descoberta foi publicada em agosto, na edição mais recente da revista científicaViruses. De acordo com os cientistas, a proteína N precisa da ajuda de células humanas para gerar cópias do vírus e, ao atacá-la com medicamentos, seria possível barrar o auxílio que o corpo involuntariamente dá à doença.

Replicação desvendada

O vírus da Covid precisa direcionar as proteínas N para o DNA das nossas células. Lá essas proteínas instruem o corpo a criar novas moléculas que facilitem a replicação. Esse processo, porém, só se dá se as partes corretas das células humanas forem invadidas e dominadas pelo vírus.

“No local errado, o vírus não pode nos infectar”, explica Quanqing Zhang, coautor do estudo e professor na Universidade da Califórnia. “Usamos brilho fluorescente para nos mostrar onde o vírus da Covid está interagindo com as proteínas humanas e produzindo novos vírions, as partículas virais infecciosas que depois se espalham pelo corpo gerando novos vírus. Esse método é mais sensível que outras técnicas e nos dá uma visão mais abrangente de todas as interações entre as proteínas humanas e virais”, disse.

Para o pesquisador, o conhecimento sobre esse mecanismo permitirá o desenvolvimento de remédios mais eficientes para combater a infecção, mesmo em estágios mais avançados.

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress