sexta-feira, março 1, 2024
spot_img
HomeSaúde e Alimentação“Sentia dor até para me alimentar”, diz mulher com síndrome de Sjögren

“Sentia dor até para me alimentar”, diz mulher com síndrome de Sjögren

Durante 13 anos, a professora aposentada Sirlene Marques Tironi, 61 anos, procurou diversos médicos para tentar descobrir o que estava causando uma série de sintomas em seus olhos e boca.

Ela tinha a boca extremamente seca, sentia dores no corpo e teve tantas inflamações que chegou a perder nove dentes.

“O que me incomodou primeiro foram inflamações nas minhas glândulas salivares. Não conseguia tomar água ou me alimentar sem sentir uma dor extrema. Meus dentes ficaram tão sensíveis que precisaram ser extraídos. Perdi muito peso. Foi um período muito difícil”, lembra Sirlene.

A aposentada também sentia secura nos olhos, fraqueza e cansaço, além de dores musculares, manchas roxas nas pernas e infecções constantes. O médico que tratou das glândulas salivares inchadas a orientou a buscar um auxilio mais especializado.

Após uma peregrinação em consultórios médicos, Sirlene foi diagnosticada com síndrome de Sjögren, uma doença autoimune rara que causa ressecamento das mucosas — as células de defesa atacam o próprio corpo, principalmente as glândulas lacrimais e as salivares.

A síndrome de Sjögren

“Além das mucosas secas, que são o sintoma mais clássico, mas nem sempre presente, é comum que apareçam lesões vasculares que formam hematomas por todo o corpo. Estas inflamações são as chamadas vasculites e são extremamente agressivas”, explica o reumatologista Marco Antônio Araújo da Rocha Loures, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular