sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img
HomeEducaçãoUEPB esclarece sobre gabarito das provas do concurso da Prefeitura de Campina...

UEPB esclarece sobre gabarito das provas do concurso da Prefeitura de Campina Grande

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através de nota assinada pela presidente da CPCON (Comissão de Concursos), Ana Alice Rodrigues Sobreira(foto), esclareceu os questionamentos acerca do gabarito das provas do concurso da Prefeitura Municipal de Campina Grande, cujas 25 primeiras questões, de um total de 40, assinalaram a resposta “A”.

Numa linguagem técnica, dificultando o entendimento prático, a nota traz mais dúvidas do que certezas, mas é assim a palavra final da CPCON.

Segue a nota na íntegra:

 “Diante dos questionamentos relacionados ao gabarito das provas de nível superior do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), a Comissão Permanente de Concursos (CPCON) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vem a público esclarecer que a banca elaboradora das áreas temáticas de Português e Raciocínio Lógico do nível superior entregou o gabarito das questões registrando como corretas, em todas as opções, a letra “A”, o que é um procedimento padrão.

Posteriormente, o sistema de computador faria a distribuição automática das alternativas, o que não ocorreu. No entanto, o sistema computadorizado não operou a distribuição nessas duas áreas temáticas, mantendo o gabarito anterior encaminhado pela banca elaboradora.

Porém, nenhum candidato será prejudicado ou beneficiado por este episódio, já que, de acordo com o edital, no capítulo VII – DAS PROVAS OBJETIVAS, item 3.1 “será eliminado do concurso, o candidato que na prova escrita objetiva acertar menos de 600 pontos por área temática”. No mesmo capítulo, item 1., consta que o peso atribuído a essas duas áreas temáticas é menor que o peso da área temática dos conhecimentos específicos.

Nesse sentido, independentemente da quantidade das questões que o candidato tenha acertado nas duas áreas temáticas (Português e Raciocínio Lógico), para ser classificado deverá ter, no mínimo, 600 pontos na área temática de conhecimentos específicos. Assim, a CPCON entende que esta questão técnica não favorece ou prejudica candidatos que assinalem alternativas idênticas e repetitivas, já que é necessário obter a média mínima de 600 pontos na terceira área temática.

O Concurso da PMCG teve um total de 10.458 inscritos, onde 5.330 se inscreveram nos cargos de nível superior, 4.627 nos cargos de nível médio e 501 nos cargos de nível fundamental. Com o cuidado, atenção e experiência adquirida durante todos esses anos, a logística do concurso foi pensada nos mínimos detalhes, desde a elaboração das questões até o dia da aplicação das provas.

A CPCON, com seu histórico de credibilidade e eficiência, sempre realizou concursos públicos e vestibulares sem qualquer ocorrência de fraude ou questionamento da lisura de qualquer processo realizado pela Instituição. O objetivo maior sempre foi e é priorizar o respeito aos princípios constitucionais de razoabilidade, eficiência e moralidade em qualquer certame realizado. A Comissão Permanente de Concursos da UEPB lamenta o ocorrido e garante que o resultado final do certame refletirá tão somente o mérito individual dos candidatos e a seleção e classificação final exclusivamente por estes critérios.

Campina Grande, 24 de novembro de 2014.

Ana Alice Rodrigues Sobreira

Presidente da CPCON

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress