sábado, abril 27, 2024
spot_img
HomePoliticaDilma e Aécio voltam a se enfrentar, mas amenizam tom de ataques

Dilma e Aécio voltam a se enfrentar, mas amenizam tom de ataques

A presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) amenizaram o tom dos ataques no segundo bloco do debate presidencial deste domingo (19), transmitido pela TV Record e pela R7 TV. Os candidatos discutiram sobre o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), do governo federal, e os PEPs (Programa de Educação Profissional), do governo de Minas Gerais.

A presidente Dilma falou do “orgulho” que sente pelo Pronatec, já que seu governo construiu 218 escolas técnicas, além das 214 erguidas na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A petista ainda acusou a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

— Vocês proibiram o governo federal de construir escolas técnicas, o que foi revogado pelo Lula.

“Como você acha que um governo vai proibir a construção de escolas técnicas. A senhora não leu a lei”, respondeu prontamente o tucano, afirmando que o “Pronatec não vem sendo administrado como deveria”.

— As pessoas se matriculam, saem alguns dias depois, mas continuam nas estatísticas de seu governo.

O presidenciável do PSDB fazia referência a uma reportagem deste domingo, publicada no jornal Folha de S.Paulo, que, com base em relatório da CGU (Controladoria-Geral da União), aponta falhas no acompanhamento dos alunos matriculados no programa. Segundo a reportagem, não é possível precisar quantos são os estudantes desistentes e se o repasse de recursos continua sendo feito às instituições parceiras. Mais cedo, a presidente afirmou que o relatório mostra apenas que é preciso “aperfeiçoar a fiscalização”.

No debate, Aécio discutiu a experiência criada por ele em Minas Gerais sobre escolas técnicas, os PEPs.

— Nos PEPs, que a senhora não sei se conhece, a avaliação é mensal. Se o aluno não vai um mês ele sai da estatística. (…) Em Minas todas as áreas são avaliadas.

Em seguida, Dilma Rousseff rebateu dizendo que “a maior prova da lei que vocês aprovavam de proibição às escolas técnicas, que só poderiam ser mantidas com entidades como as do sistema S [Sesi, Senac…], é que, em oito anos, vocês só fizeram 11 escolas técnicas”.

— Oura coisa, candidato, [o Pronatec] é gratuito. Vocês jamais fizeram um programa gratuito nessa escala.

“Não consigo entender essa obsessão de chamar um programa de meu. Os programas são uma evolução”, rebateu o tucano.

Aécio ainda sugeriu que a experiência de oferecer cursos técnicos começou durante a gestão do PSDB em São Paulo. “Essa experiência começou aqui, em São Paulo. Quem não conhece a experiência das ETECs (Escola Técnica Estadual)”, afirmou.

— Acho sim que o Pronatec precisa avançar. Os cursos precisam ser maiores, vincular com as necessidades das regiões brasileiras, que é uma reclamação que tenho recebido em minhas viagens pelo Brasil. E nós vamos, com gestão eficiente, permitir que bons programas ‘podem’ trazer melhores resultados, e [para que] maus programas sejam interrompidos.

Da Redação/Wscom

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress