sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img
HomePoliticaNas redes sociais, Filho de Cássio defende redução de direitos dos ministros...

Nas redes sociais, Filho de Cássio defende redução de direitos dos ministros do STF

Nem mesmo esperou tomar posse, o mais o jovem deputado federal eleito Pedro Cunha Lima (PSDB) já propôs um debate altamente polêmico à sociedade, via rede social. Pedro quer ouvir opiniões sobre redução de mandato dos ministros do STF. Hoje o mandato é vitalício. Pedro é filho do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) que já foi cassado no STF.

“O debate público traz análise mais robusta e muita gente pode contribuir”. Ele cita que na Alemanha o mandato é de (12 anos), Espanha (nove) e Chile (oito), propõe mandato de 10 anos no Brasil.

Ele chamou os internautas a colaborarem com a discussão sobre o tema, que pretende levar para o debate no Congresso. “É um ponto que merece a reflexão da sociedade. São temas que exigem a argumentação pública para que não haja uma valorização isolada. O debate público traz análise mais robusta e muita gente pode contribuir. Vamos discutir!”, destacou o parlamentar, que usou o facebook e o instagram para dialogar com as pessoas.

A atual redação da Constituição permite que um ministro fique por 35 anos no poder. “Além do não atendimento à temporalidade republicana, entre os inconvenientes, a maturidade é preterida em nome de uma maior permanência do indicado. Hoje, penso ser adequado o prazo de 10 anos”, disse Pedro, chamando população e entidades para o debate.

Pedro lembrou que na maior parte dos países um ministro não fica por tanto tempo no poder. Na Alemanha o mandato é de 12 anos, na Espanha e em Portugal de 9 anos e no Chile 8 anos.

O deputado defende ainda discutir a mudança na forma de nomeação dos ministros. A legislação prevê que a nomeação dos ministros depende somente do presidente da República, que deve escolhê-los observando apenas o critério de idade (entre 35 e 65 anos) e os requisitos de notável saber jurídico e reputação ilibada, nos termos do artigo 101 da Constituição da República de 1988. Após a nomeação, passa-se pela sabatina no Senado Federal.

PBAgora

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress