quinta-feira, julho 31, 2025
spot_imgspot_img
HomeGeral'Bem do Rio': conheça o 1º aluno não-binário a ter nome social...

‘Bem do Rio’: conheça o 1º aluno não-binário a ter nome social reconhecido na UFRJ: ‘Posso ser quem eu sou’

Luc Kuruta não se identifica com um gênero específico. Natural da Bahia, universitário diz que se sentiu ‘em casa’ no Rio de Janeiro para assumir sua verdadeira identidade.

Nascido em Cruz das Almas, no interior da Bahia, o universitário Luc Kuruta, de 22 anos, achou no Rio de Janeiro um lugar para chamar de lar e assumir sua verdadeira identidade. O novo “carioca”, estudante de gastronomia, foi o primeiro aluno não-binário – que não se identifica com um gênero específico – a ter o nome social reconhecido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em seu registros na faculdade, na carteirinha e nas listas de chamadas, o nome de batismo como menino – que ele prefere nem divulgar – ficou para trás.

“Desde que eu cheguei na UFRJ, eu venho me chamando de Luc Kuruta e todos os meus colegas assimilaram meu nome automaticamente. Eu não sofri nenhuma represália por isso. Tem pessoas que me chamam de “o” Luc ou “a” Luc, e para mim está correto de toda forma”, diz o estudante.

Na semana em que se comemora o Dia do Orgulho LGBT, celebrado na sexta-feira (28), a história de Luc Kuruta ilustra a segunda reportagem da série “Bem do Rio”, que conta histórias de cariocas ou moradores da Região Metropolitana que, de alguma forma, têm uma relação especial com a cidade, com seus bairros e comunidades. Veja outras reportagens da série.

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress