sábado, julho 12, 2025
spot_imgspot_img
HomeGeralMães denunciam proibição de acompanhante na sala de parto em maternidades da...

Mães denunciam proibição de acompanhante na sala de parto em maternidades da Paraíba

Uma das mães revelou que não teve reação diante a situação em que se encontrava e entrou na sala de parto sem o pai do seu filho. Ela disse que foi pega de suspresa, já que tinha ciência da direito a acompanhante.

O Portal ClickPB recebeu denuncias de mães que teriam sido proibidas de entrar com acompanhante na sala de parto em maternidades da Paraíba. Segundo elas, a proibição foi justificada como medida preventiva ao coronavírus.

Uma das mães revelou que não teve reação diante a situação em que se encontrava e entrou na sala de parto sem o pai do seu filho. Ela disse que foi pega de suspresa, já que tinha ciência do direito ao acompanhante.

De acordo com a Lei Federal nº 11.108, de 07 de abril de 2005, a gestante tem direito a um acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto, que são as primeiras 24 horas após o nascimento do bebê. Uma Resolução Normativa da Agência Nacional de Saúde, também obriga os Planos de saúde a incluírem a cobertura do acompanhante neste período.

Segundo informações, uma das maternidades públicas da Paraíba, a Frei Damião não tem feito a proibição, mas tem adotado medidas com base nas notas técnica do Ministério da Saúde 09/2020 e a 12/2020. Entre essas medidas é solicitado que o acompanhante da escolha da mulher, preencha os critérios da nota técnica como não ser grupo de risco, não estar assintomático e permanecer com a paciente durante todo o internamento sem possibilidade de troca.

Ambos os documentos trazem orientações para que Hospitais adotem precauções, mas nem um deles proibem a entrada de acompanhante na hora do parto. Em um dos trechos da nota 12/2020 essas instituições devem “organizar o fluxo de atendimento hospitalar de gestantes e parturientes de forma que não haja contato com outros pacientes e com diversos profissionais de saúde. O mesmo deve ser observado durante a internação para o parto. Ressalta-se a importância de se ofertar espaço privado para essas parturientes para o seu trabalho de parto e parto”, diz o documento.

O Portal Click PB tentou contato com outras instituições como o Hospital Cândida Vargas e o Hospital Universitário (HU), em João Pessoa e o Hospital de Guarabira, mas até o momento não obteve resposta.

ClickPB

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress