MILAGRES E RISCOS DO VELHO CHICO
Os maiores especialistas da área afirmam que a integração do Rio São Francisco não passa de um projeto pirotécnico e eleitoreiro, criado para produção de votos e lucros para empreiteiras e que não trará todos os benefícios prometidos. A própria ANA (Agência Nacional da Águas) se posiciona contrária à obra, alegando que, com um percentual irrisório do seu custo, poderia implementar ações mais ágeis, objetivas e duradouras no combate à seca em nossa região. Apesar de toda discussão em torno da integração, eu quero crer que que essa iniciativa venha a ser sim, extremamente positiva para o povo nordestino, proporcionando à grande parte desse povo tão sofrido, todos os avanços que um programa de irrigação bem elaborado podem trazer para uma região, como levou para Janaúba-MG. Quando morei lá, em 1986, pela primeira vez na minha vida eu testemunhei a passagem de um ano inteirinho (com todos os seus 365 dias) sem que uma única gota de água caísse do céu e depois que inauguraram a barragem no Rio Gurutuba, tudo no município mudou da água pro vinho juntamente com o funcionamento dos canais de irrigação.
Essa obra que promete tornar vários rios perenes e manter cheios muitos açudes e barragens, e permitir a produção agropecuária ininterrupta, inicialmente custaria SEIS, mas deve passar muito dos VINTE BILHÕES de reais; a sua inauguração estava prevista para quatro anos depois do início, mas já passam de oito, ainda sem prazo para estar em pleno funcionamento…
A contrapartida dos estados e municípios também é de fundamental importância para que essas águas de custo exorbitante sejam aproveitadas ao máximo e não façam apenas um TUR de luxo pelo nordeste, indo parar no lugar onde já desaguariam naturalmente, sem tanto trabalho e custo: No mar!
Outro detalhe que os gestores dos municípios e estados abrangidos deverão estar muito atentos é para o fato de que as barragens e os barreiros estarão sempre cheios fará com que as águas de chuvas mais intensas e duradouras não contarão com esses reservatórios para “freá-las”, como acontece hoje e as cidades que são alagadas de tempos em tempos, estarão mais sujeitas a sofrerem com enchentes até mais de uma vez por ano.
Que venham então as abençoadas águas do São Francisco e com elas, todos os seus milagres e ao mesmo tempo, que se tomem todos os cuidados em relação aos riscos que elas também trarão!
Comente usando o Facebook