Durante sua participação na I Seminário Virtual da Semana do Meio Ambiente, o prefeito Robério Lopes Burity informou que as etapas burocráticas que dependiam da Prefeitura Municipal visando resgatar o projeto de esgotamento sanitário de Ingá, que data ainda do ano de 2014, já foram superadas, faltando apenas a liberação da renovação da licença ambiental por parte da Sudema, o que deverá acontecer na próxima semana.
Robério afirmou que já foi feita a licitação e ordem de serviço para obra do esgotamento sanitário, cujos recursos são da ordem de mais de 5 milhões reais.
Em sua palestra o prefeito enfatizou outros temas relacionados ao meio ambiente:
- Ingá participar de programas de Crédito de Carbono através do reflorestamento de parte das propriedades rurais, gerando lucro para no setor rural de modo sustentável e contribuindo com a recuperação do meio ambiente.
- Incentivo à agricultura orgânica, abolindo o uso de agrotóxico
- Aquisição de um equipamento triturador de resíduos florestais, que transforma em adubo e elimina o uso de queimadas
- Execução do PRAD (Plano de Recuperação de Área Degradada) no lixão de Ingá, que atualmente não recebe mais os resíduos de Ingá e região, os quais estão sendo levados para Campina Grande.
- Incentivo à criação da Cooperativa dos Catadores, que atualmente recebem uma ajuda temporária da Secretaria de Ação Social.
Bem como citou outros temas importantes para o município.
- Mapeamento e planejamento dos pontos turísticos do município de Ingá, evolvendo o turismo cultural (projeto arquitetônico da Pedra Lavrada) e de aventura (rapel em localidades rurais e rampa de voo livre), bem como a possibilidade da implementação do turismo religioso com investimento na Serra do Cruzeiro por meio de uma emenda do senador Veneziano, na ordem de 300 mil reais, criando o Mirante do Cruzeiro.
- Apoio a implantação de uma faculdade no recém criado núcleo urbano na localidade Hotel Cruzeiro, com atuação nas áreas de humanas e tecnologia.
- Ações de enfrentamento à Covid-19 e aquisição de mais um respirador para a UPA de Ingá com recursos próprios.
- Socorro às famílias carentes através de doações de alimentos por meio do PAA e cestas básicas e ajudas às pessoas em situação real de vulnerabilidade social.
Ingá Cidadão