O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou agenda de viagem ao nordeste, previsto para este final de semana, devido a problema de garganta. A informação foi confirmada nesta quinta-feira pelo senador Wellington Dias, candidato do PT à prefeitura de Teresina. Agora, os candidatos precisam se virar na disputa de primeiro turno sem a presença fisica do maior lider do partido.
Lula iria à capital piauiense no domingo para reforçar a campanha de Wellington Dias, que está em terceiro lugar nas pesquisas eleitorais. Na agenda estava previsto que o ex-presidente participaria de carreata e faria discurso no bairro Poti Velho.
Nesta quinta-feira, o senador foi informado que a equipe médica do ex-presidente detectou que ele estava com o sistema imunológico baixo que afetou a garganta. Por isso, cancelou a agenda de campanha em Teresina (PI), Salvador (BA), Sergipe, São Luis (MA), Fortaleza (CE), João Pessoa e Recife (PE).
“Nossa prioridade é que a saúde do ex-presidente está em primeiro lugar. A eleição é muito pequena diante da saúde do presidente Lula”, disse Wellington Dias.
De acordo com o senador, os médicos proibiram as viagens e pediram repouso ao ex-presidente que em outubro de 2011 descobriu câncer na laringe. Nova avaliação médica será feita na próxima semana e a assessoria de Lula divulgará como vai ser a participação na campanha. “Ficou acertado que logo que o ex-presidente volte à rotina normal, ele começará a campanha pela Bahia”, disse Wellington Dias.
Em Teresina, o candidato do PT chegou a divulgar na TV e em mídias locais a vinda do Lula, convidando a população para recepcioná-lo neste domingo, dia 9.
TERRA