Ao avaliar a segunda rodada da pesquisa do Instituto Opinião, contratada pelo Sistema Arapuan e divulgada na noite desta segunda-feira no Conexão Arapuan Edição Especial Eleições 2012, sobrevém uma sentença: Cartaxo e Estela descolam do piso e Maranhão e Cícero, liderando o embate, batem no teto.
Representantes das candidaturas oposicionistas, Cícero Lucena (PSDB) e Zé Maranhão (PMDB) travam uma luta hercúlea pra romperem o teto em que se encontram desde o início do processo eleitoral. Tem um percentual de votos consolidados, mas encontram dificuldades em avançar.
Apareceram com o mesmo tamanho da primeira rodada, colhida entres os dias 31 de julho e 1º de agosto. Mas, desta vez, com um dado sugerindo que se ligue a luz de alerta: o petista Luciano Cartaxo pula para um patamar que permite já sentir o cheiro do cangote de Cícero e Maranhão. E Estela, apesar de estar atrás, apresenta um crescimento num ritmo um pouco mais acelarado que o petista.
Ganhou pouco mais de cinco pontos percentuais de uma consulta para outra. Ainda é pouco pra pensar em entrar no segundo turno, mas a decolagem não permite desânimo, da mesma forma que impulsiona Cartaxo pro centro do ringue.
Na briga de fundo pra ver quem fica com os louros da administração municipal, o petista tem a vantagem de ter Luciano Agra, com mais de 68% de aprovação, colado a sua imagem. Isso atrapalha o avanço de Estela. Na briga geral, é o baixíssimo índice de rejeição que parece fazer do petista a “segunda opção” do eleitor de Estela, candidata que possui, de acordo com a segunda rodada, o maior índice de rejeição.
A socialista , no entanto, a menos conhecida de no início do processo, deve comemorar o avanço, mesmo que de leve, da avaliação do governador Ricardo Coutinho em João Pessoa. Com 53,2% de aprovação na capital, o governador já se inclui nas estatísticas dos gestores que podem ajudar na campanha dos seus sucessores. É abaixo de 50% que as coisas se complicam.
Cícero e Maranhão continuam com o ingresso certo para o segundo turno. Mas não podem dormir um minuto sequer. As cadeiras não estão numeradas.
Veja os números do Instituto Opinião:
Estimulada
Cícero Lucena (PSDB) – 23,5%
José Maranhão (PMDB) – 23,0%
Luciano Cartaxo (PT) – 19,6%
Estela Bezerra (PSB) – 14,7%
Lourdes Sarmento (PCO) – 0,7%
Antônio Radical (PSTU) – 0,5%
Renan Palmeira (PSOL) – 0,3%
Brancos e Nulos – 6,6%
Indecisos – 11,1%
Espontânea
José Maranhão (PMDB) – 18,6%
Cícero Lucena (PSDB) – 18,1%
Luciano Cartaxo – 16,0%
Estela Bezerra (PSB) – 10,3%
Antônio Radical (PSTU) – 0,3%
Lourdes Sarmento(PCO) – 0,3%
Renan Palmeira (PSOL) – 0,2%
Brancos e Nulos – 5,7%
Indecisos – 30,1%
Rejeição
Estela Bezerra – 21,1%
José Maranhão – 20,5%
Cícero Lucena – 18,9%
Loudes Sarmento – 4,6%
Renan Palmeira – 3,6%
Radical – 3,2%
Luciano Cartaxo – 2,9%
Todos – 7,1%
Nenhum – 18,1%
O Instituto Opinião ouviu 882 eleitores em 40 bairros de João Pessoa, entre os dias 5 e 6 de setembro, e está registrada no TRE sob o número 00055/2012. A margem de erro é de 3,3% para mais ou para menos.