sexta-feira, março 14, 2025
spot_imgspot_img
HomeIngá e RegiãoINGÁ: Palmeiras imperiais da praça Aylzio Silva infelizmente estão morrendo (pracinha de...

INGÁ: Palmeiras imperiais da praça Aylzio Silva infelizmente estão morrendo (pracinha de Zé Grande)

O OCASO DAS PALMEIRAS IMPERAIS DE INGÁ. LAMENTAVELMENTE ESTÃO MORRENDO

As palmeiras imperiais (Roystonea oleracea (Palmae) ou Oreodoxa oleracea), também chamada palmeirareal, que embelezam a charmosa praça Aylzio José da Silva foram plantadas no final dos anos 70 na gestão do então prefeito José Claudino da Silva, popularmente conhecido por Zé Grande, que administrou o município de Ingá no período de 1977 a abril de 1981, quando faleceu no cargo e assumiu o seu vice, Paulo Cândido.

A praça está localizada na rua Siqueira Campos, centro de Ingá, onde o então prefeito Zé Grande residia, daí ter ficado conhecida popularmente como “pracinha de Zé Grande”.

A imponência da palmeira imperial leva beleza paisagística e harmonia estética urbana à praça Aylzio Silva e também ao Clube União Cultural Ingaense há mais de quatro décadas. A expectativa de vida desta planta é de cerca de 150 anos, no entanto, doenças e pragas podem encurtar sua longevidade. É justamente o que está ocorrendo com estas palmeiras da pracinha.

Durante o ano de 2021, moradores e visitantes da área perceberam que havia algo errado com as belas palmeiras da pracinha de Zé Grande, observando as folhagens e palhas no alto da árvore que estavam murchando, envelhecendo e apodrecendo sem renovação.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura tomou conhecimento e encomendou um estudo técnico à Secretaria Municipal de Agricultura, que detectou um fungo instalado na planta que está levando a sua destruição e preventivamente orientou já o corte de uma delas, tendo em vista não ter mais como salvá-la e nesta condição passou a oferecer perigo à população, podendo tombar a qualquer momento. E assim foi feito, a primeira palmeira já foi cortada, a segunda está visivelmente comprometida e se encaminhando para o mesmo processo de morte em razão do fungo, lamentavelmente.

 

 

Confira o parecer técnico assinado pelo Oliveiros de Oliveiras Freire em outubro de 2021, que infelizmente atesta a inevitável morte da planta.

 

Palmeira imperial preventivamente cortada por causar risco à população e imóveis próximos.

Aos poucos, para tristeza dos moradores, um dos cartões postais de Ingá vai desaparecendo da paisagem urbana. Só restarão lembranças das quatro décadas de vida que fez parte da história contemporânea da cidade. Imagens como estas abaixo não existirão mais:

O adeus às Palmeiras
O luar da pracinha de Zé Grande não terá mais a mesma beleza e companhia da belas palmeiras imperiais

Ingá Cidadão 

 

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress