quarta-feira, outubro 2, 2024
spot_img
HomeIngá e RegiãoVÍDEO: Comissão internacional da FAO visita Ingá para conhecer a experiência do...

VÍDEO: Comissão internacional da FAO visita Ingá para conhecer a experiência do plantio do algodão orgânico e projeto de sua cadeia produtiva

Na manhã desta sexta-feira (12), o prefeito Robério Burity recebeu as representações da FAO no Brasil, componentes do Projeto Regional +Algodão da Cooperação Sul-Sul Trilateral; componentes da Empaer e pesquisadores e técnicos da Embrapa para uma visita de campo no sentido de conhecer de perto a experiência exitosa do plantio do algodão orgânico no município de Ingá.

O prefeito recebeu a delegação internacional em seu gabinete onde estiveram presentes também o secretário estadual de agricultura e representantes do Sebrae, Banco do Nordeste, Famup, empresa Algodão Cotton Color, Cooperativa de Agricultores e Sindicato da Agricultura Familiar de Ingá, onde na ocasião foi realizada uma explanação pelo professor e pesquisador ingaense Neto Lira, sobre a importância histórica do algodão no município de Ingá e estado da Paraíba, enfatizando seu ciclo de ouro entre as décadas de 30 e 80, até o aparecimento da praga do bicudo que dizimou as plantações.

Agora, com todo o apoio estratégico da gestão do prefeito Robério Burity envolvendo assistência técnica e introdução do plantio orgânico, não só resgata esta importante e lucrativa cultura como também busca agregar ao máximo valor à produção.

A estratégia em implantação pelo prefeito Robério desde o início de sua gestão mais muito além de uma simples ação de fornecer corte de terras e defensivo agrícola natural, planeja que esteja ao alcance dos agricultores ingaenses o domínio de toda cadeia de produção do algodão, desde o plantio com equipamentos que facilitam o trabalho no campo, passando pelo beneficiamento com máquina descaroçadeira indo até o preparo da fiação para tecelagem, E para tanto foi criada a Cooperativa dos Agricultores de Ingá, que facilita acesso a crédito e potencializa lucros maiores. O prefeito Robério intermediou a aquisição de um máquina descaroçadeira financiada pelos empresários que compram a produção dos agricultores ingaenses. E para receber a instalação desta grande máquina vinda do estado da Bahia, o prefeito desapropriou os prédios armazéns da antiga fábrica inglesa Anderson Clayton localizados no bairro da Estação. Robério aproveitou o momento desta importante visitas das entidades internacionais, nacionais e estaduais para  anunciar a desapropriação e termo de cessão por 10 anos à cooperativa.
Ao final, em almoço de boas vindas, os ilustres visitantes assistiram ao desfile moda com peças feitas em algodão orgânico e colorido tendo na passarela modelos ingaenses do quilombola de Pedra D’água.

Veja como foi a visita:

 

 

 

 

 

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress